Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

"Continuarei a fazer os possíveis para que a verdade seja conhecida"

O presidente ucraniano referiu que a Ucrânia "está constantemente a criar novos laços com países que não têm sido o foco da política externa ucraniana".

"Continuarei a fazer os possíveis para que a verdade seja conhecida"

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, garantiu, esta quinta-feira, continuar a “fazer todos os possíveis para que a verdade sobre as ações da Ucrânia” seja “conhecida em todas as partes do mundo”.

Na sua comunicação diária ao país, sobre o 148.º dia da invasão russa, o chefe de Estado referiu que esteve hoje “negociações” com o presidente da Costa Rica, Rodrigo Chaves Robles, “pela primeira vez na história da relação” entre os dois países e que a diplomacia ucraniana "está constantemente a criar novos laços com países que não têm sido o foco da política externa ucraniana".

Zelensky disse ainda esperar receber “notícias” da Turquia em relação ao desbloqueio dos portos ucranianos. Em cima da mesa, recorde-se, está um acordo entre a Rússia e a Ucrânia sobre a exportação de cereais, que deverá ser assinado amanhã. 

Sobre o bombardeamento por parte de tropas russas em Saltivka, em Kharkiv, o presidente revelou que os alvos foram “puramente civis”, entre apartamentos, centros comerciais e transportes públicos, e lamentou a morte de três pessoas. 

Assinala-se, esta quinta-feira, o 148.º dia de guerra. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), pelo menos 5.024 civis morreram e 6.520 ficaram feridos no conflito.

Leia Também: AO MINUTO: Rússia e Ucrânia assinam acordo para exportação de cereais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório