Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Britânico condenado no Iraque por roubar artefactos históricos

James Fitton tentou transportar cerâmicas antigas na sua bagagem.

Britânico condenado no Iraque por roubar artefactos históricos
Notícias ao Minuto

12:22 - 06/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Arte Antiga

Um homem britânico foi condenado, esta segunda-feira, a 15 anos de prisão pela justiça iraquiana, por tentar traficar artefactos de cerâmica antigos do país.

Segundo a agência Reuters, James Fitton (à esquerda na fotografia), um geólogo de 66 anos, foi detido em março no Aeroporto Internacional de Bagdade. As autoridades encontraram artefactos antigos na sua bagagem e prenderam o britânico.

Os advogados de Fitton mostraram-se surpreendidos pela decisão do Tribunal Criminal de Bagdade, argumentando que o geólogo não sabia que estava a transportar artefactos antigos. O tribunal concluiu, contudo, que Gitton tentou contrabandeá-los com "intenções criminosas".

Outro geólogo, um alemão chamado Volker Waldmann (à direita na fotografia), foi detido ao lado de Fitton, mas algumas acusações foram levantadas.

A notícia surge depois de anos de progresso no que diz respeito às reparações históricas pelo Reino Unido, que, apesar de conservar nos seus museus milhares de peças roubadas durante as dezenas de processos de colonização, especialmente no Médio Oriente e Índia, devolveu muitas aos países originais.

No Iraque, berço da civilização Sumérica, da antiga Mesopotâmia e vários outros períodos históricos, este processo de roubo de peças de arte aumentou ainda mais durante a invasão da NATO, em 2003. Segundo o OCCRP, um projeto de jornalismo de investigação internacional, cerca de 15 mil artefactos foram roubados do museu nacional de Bagdade.

Em 2020, o Reino Unido devolveu cinco mil artefactos ao Iraque, incluindo uma relíquia da civilização Sumérica com mais de 4 mil anos.

Leia Também: Egito exibe tesouro descoberto recentemente que recua até 2.500 a.C.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório