Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 20º

"Gostava que nenhuma criança do mundo conhecesse a guerra"

Ilya Kostushevych, uma criança ucraniana de seis anos, respondeu à carta aberta que Boris Johnson escreveu a todos os jovens afetados pela guerra na Ucrânia.

"Gostava que nenhuma criança do mundo conhecesse a guerra"

Uma criança de seis anos escreveu uma carta ao primeiro-ministro do Reino Unido para agradecer "toda a ajuda" que o país tem dado à Ucrânia. Ilya Kostushevych perdeu os pais durante um ataque aéreo em Mariupol. De acordo com as publicações internacionais, a rua onde Ilya morava ficou completamente destruída e, agora, o rapaz está com uma família de acolhimento.

"Querido Boris Johnson", começa por escrever o rapaz na carta onde desenhou uma bandeira da Ucrânia. "Quero que a guerra acabe brevemente, de forma a que não morra mais ninguém", escreveu,  acrescentando que queria "jogar futebol em Mariupol". "Gostava que nenhuma criança do mundo conhecesse a guerra", adiantou, enviando ainda "felicitações" para todas as crianças britânicas e agradecendo a ajuda que o líder britânico tem dado à Ucrânia, ajuda esta que já foi elogiada pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. "Um abraço apertado", remata a criança, que envia também uma fotografia sua.

A missiva do rapaz surge depois de Boris Johnson ter escrito uma carta aberta a todas as crianças ucranianas, na qual diz que estas estão a abrir um "precedente de coragem" e a tornar-se um exemplo tanto para crianças, como para adultos, em todo o mundo.

"Muitos de vocês experienciaram coisas que nunca criança deveria ver. Mas todos os dias as crianças ucranianas nos ensinam o que significa ser forte e dignos, e manter a cabeça erguida nos tempos mais difíceis - não estão sozinhos", garantiu.

Leia Também: EUA elogiam embargo da UE ao petróleo russo que afeta "máquina de guerra"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório