Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 21º

Embargar petróleo russo golpeia financiamento do Kremlin, diz Dombrovskis

O vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, defendeu hoje que a importância do embargo ao petróleo russo por parte da União Europeia, por "golpear o coração do financiamento da máquina de guerra do Kremlin".

Embargar petróleo russo golpeia financiamento do Kremlin, diz Dombrovskis
Notícias ao Minuto

23:56 - 10/05/22 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

Em declarações aos jornalistas, depois de uma reunião com a presidente do Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BERD), Odile Basso-Renau, Dombrovskis recordou que o petróleo, o gás e o carvão representam 62% das trocas comerciais entre a Federação Russa e a União Europeia antes da invasão russa da Ucrânia.

"Já proibimos o carvão, mas ao sancionar os hidrocarbonetos estamos a chegar ao coração do financiamento da máquina de guerra do Kremlin", disse.

Questionado sobre as reticências de alguns Estados a embargar o petróleo russo, Dombrovskis recordou que, nas discussões entre os membros da UE para adotar os anteriores pacotes de sanções contra a Federação Russa, "nem todas as decisões foram tomadas imediatamente e havia diferenças entre os Estados membros".

Mas estes, acrescentou, "no final do dia, todos foram capazes de se por de acordo e esperamos que seja o que se passe agora", dizendo ainda que é muito importante que a UE e a comunidade internacional "respondam a esta invasão brutal russa e coloquem a máxima pressão sobre a Federação Russa, para que acabe com a guerra".

A elevada dependência do petróleo russo por parte de Estados como Hungria, Eslováquia, Bulgária e República Checa impede por enquanto um acordo no seio da UE sobre esse embargo, uma vez que estes Estados pedem prazos específicos maiores para adequar a sua estrutura energética.

As declarações de Dombrovskis foram feitas na cidade marroquina, dado que Marraquexe está a acolher a assembleia geral do BERD.

Leia Também: Macron e Orbán discutem reservas a embargo da UE a energia russa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório