Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Zelensky convidado para o G20; Ataque a Kyiv mata jornalista

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

AO MINUTO: Zelensky convidado para o G20; Ataque a Kyiv mata jornalista

Nos últimos dias, o conflito em território ucraniano ficou marcado pela visita de António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), à Rússia e à Ucrânia. Em Moscovo e em Kyiv encontrou-se, respetivamente, com o presidente de cada um destes países, numa tentativa de mediação do conflito.

Aquando da sua passagem por Kyiv, a cidade foi alvo de, pelo menos, dois bombardeamentos por parte das forças russas, de acordo com a informação avançada pelas autoridades locais e por jornalistas da agência France-Presse (AFP).

No contexto desta invasão russa, o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) garantiu já que a entidade está preparada para apoiar o país durante anos, incluindo no que diz respeito à atualização de armamento. 

Ao 65.º dia de guerra na Ucrânia, o número de pessoas que acabariam por fugir do país ultrapassa já os 5,3 milhões, um número que a ONU prevê que aumente para 8,3 milhões até ao final do ano.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia:

15h00 - Boa tarde. Terminamos por aqui a nossa cobertura AO MINUTO sobre a invasão na Ucrânia. Pode continuar a acompanhar as primeiras notícias até ao final do dia aqui.

14h36 - Situação em Azovstal vai "além de catástrofe humanitária"

A situação dentro da siderúrgica Azovstal, localizada na cidade portuária de Mariupol, está "para além de uma catástrofe humanitária", disse um comandante ucraniano que se encontra dentro das instalações.

Em entrevista à CNN, Serhiy Volyna adiantou que centenas de pessoas, incluindo 60 jovens, se encontram nas instalações da fábrica. O bebé mais novo tem apenas quatro meses de idade.

Devido a um recente ataque russo contra o hospital de campanha da fábrica, já não existe qualquer tipo de equipamento médico vital e as pessoas "têm muito pouca água, muito pouca comida", acrescentou ainda.

14h30 - Combatentes norte-americano e dinamarquês alegadamente mortos na Ucrânia

Mais dois combatentes estrangeiros terão sido alegadamente mortos enquanto lutavam ao lado das forças ucranianas.

Os meios de comunicação social norte-americanos estão a dar conta de que o ex-marine Willy Joseph Cancel, de 22 anos, terá sido morto na segunda-feira.

Os media dinamarqueses estão, por sua vez, a relatar que um dinamarquês de 25 anos foi morto em Mykolaiv, na terça-feira, enquanto lutava pela Legião Internacional da Ucrânia.

14h07 - Tesla de Elon Musk oferece painéis solares à Ucrânia

O bilionário Elon Musk doou vários painéis solares da sua empresa, a Tesla, para assegurar o fornecimento ininterrupto de energia às instalações médicas localizadas perto de Kyiv, noticia a Sky News.

O governo ucraniano disse ter recebido esta sexta-feira os painéis, que serão utilizados em centros de saúde em Irpin e Borodyanka.

13h38 - Associação de Ucranianos. Pró-russos acolhem refugiados "por todo o país"

A Associação dos Ucranianos em Portugal disse hoje que há "por todo o país" elementos pró-Putin nas organizações que estão a acolher refugiados ucranianos, alertando trata-se de um fenómeno que se repete em toda a Europa.

13h20 - Governo pede esclarecimentos sobre acolhimento de refugiados em Setúbal

A secretária de Estado da Igualdade e Migrações enviou hoje ao Alto Comissariado para as Migrações (ACM) um pedido de esclarecimento na sequência da notícia de que refugiados ucranianos estão a ser recebidos em Setúbal por russos pró-Putin.

13h15 - Acolhimento a refugiados em Setúbal é feito com "critérios de integração"

O PCP sustentou hoje que o trabalho desenvolvido com imigrantes no município de Setúbal, liderado por um autarca eleito pela CDU, "caracteriza-se por critérios de integração", rejeitando exclusões ou "sentimentos xenófobos" no acolhimento a refugiados.

13h06 - Alemanha condena ataque russo contra Kyiv com Guterres na cidade

A Alemanha condenou hoje os "ataques desumanos" das forças russas contra Kyiv quando o secretário-geral da ONU, António Guterres, estava na capital ucraniana, acusando a Rússia de não respeitar o direito internacional.

12h52 - Região de Sumy bombardeada esta manhã

O The Kyiv Independent está a noticiar, citando o Serviço de Guarda de Fronteiras do Estado ucraniano, que a região de Sumy foi atacada, com recurso a morteiros, mais de 30 vezes na manhã desta sexta-feira. Ainda não foram relatadas quaisquer baixas.

12h43 - Polónia deu 1,5 mil milhões de euros em ajuda militar à Ucrânia

A Polónia forneceu à Ucrânia mais de 200 tanques T- 72 e dezenas de veículos de combate de infantaria, noticia esta sexta-feira o The Kyiv Independent, que cita a Radio Poland. No total, a Polónia forneceu à Ucrânia equipamento militar no valor de 1,5 mil milhões de euros.

12h34 - PIB russo cai entre 8% e 10% em 2022

A economia russa vai contrair-se entre 8% e 10% este ano devido às sanções do Ocidente impostas na sequência da invasão da Ucrânia, segundo previsões macroeconómicas publicadas hoje pelo banco central russo.

12h27 - Jornalista morta em Kyiv ia "para a cama" aquando do ataque russo

Um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia prestou, esta sexta-feira, uma homenagem à jornalista que morreu na sequência de um dos ataques russos sobre a capital ucraniana, Kyiv, na quinta-feira.

Oleg Nikolenko disse que a jornalista estava "a ir para a cama" quando o míssil russo atingiu o seu apartamento, localizado no centro da cidade. 

12h23 - "Portugal tem que ser um porto seguro" para refugiados ucranianos, diz Livre

Após a notícia da receção de ucranianos por funcionários russos pró-Kremlin, em Setúbal, o deputado único do Livre, Rui Tavares, defendeu, no Parlamento, aos jornalistas, na manhã desta sexta-feira, que quem recebe os refugiados vindos da Ucrânia "deve ter pelouros de direitos humanos", o que nem sempre se tem verificado.

12h21 - Suécia. Parque da embaixada da Rússia passa a 'Lugar da Ucrânia Livre'

A Suécia irá renomear parte do Mariebergspark, um parque localizado nas imediações da embaixada da Rússia na capital, para ‘Fria Ukrainas plats’ [Lugar da Ucrânia Livre]. O objetivo é mostrar “a solidariedade de Estocolmo para com o povo ucraniano”.

12h20 - Polémica com refugiados? PSD admite pedir demissão de autarca

O PSD admitiu hoje pedir a demissão do presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins (CDU), na sequência da notícia divulgada pelo Expresso de que refugiados ucranianos estão a ser recebidos no município setubalense por russos pró-Putin.

12h20 - IL pede audição do autarca de Setúbal sobre refugiados ucranianos

A Iniciativa Liberal requereu hoje a audição parlamentar urgente do presidente da Câmara de Setúbal para esclarecer as notícias "extremamente graves" de que o acolhimento de refugiados naquela autarquia está a ser feito "por pessoas ligadas a organizações russas".

12h15 - PSD quer ouvir na AR presidente da Câmara de Setúbal e embaixadora

O PSD anunciou hoje que vai pedir a audição parlamentar do presidente da Câmara de Setúbal e da embaixadora da Ucrânia, e solicitar esclarecimentos, por escrito, ao gabinete do primeiro-ministro. Isto depois de o semanário Expresso ter noticiado que refugiados ucranianos são recebidos na Câmara de Setúbal por russos simpatizantes do regime de Vladimir Putin.

12h13 - OIM pede 485 milhões para apoio a deslocados e refugiados

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) apelou hoje para a doação de cerca de 485 milhões de euros para apoiar a sua resposta às necessidades humanitárias das pessoas afetadas pela guerra na Ucrânia e nos países vizinhos.

12h06 - China acusa NATO de "criar constantemente confrontos e problemas"

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da China reagiu às declarações da ministra responsável pela mesma pasta no Reino Unido, Liz Truss, que criticou a recusa do país em condenar a invasão russa sobre a Ucrânia.

"A NATO afirma ser uma organização defensiva, mas na realidade está constantemente a criar confrontos e problemas", disse o porta-voz chinês Wang Wenbin, que considerou ainda que a aliança militar ocidental "deveria ter feito um balanço da situação e feito os ajustamentos necessários" após o fim da Guerra Fria.

"No entanto, a NATO agarrou-se durante muito tempo ao velho conceito de segurança, empenhou-se num confronto em bloco, e tornou-se um instrumento para os países individuais procurarem a hegemonia", apontou ainda.

12h01 - "Não aceitamos que mão do KGB chegue a Setúbal". PSD pede investigação

Depois de a edição do Expresso desta semana ter avançado que refugiados ucranianos foram recebidos por russos simpatizantes do regime de Vladimir Putin no gabinete de apoio da Câmara de Setúbal, liderada pelo PCP, o PSD local emitiu uma nota onde o presidente da distrital, Paulo Ribeiro, "exige que o Governo e as entidades competentes investiguem urgentemente esta situação".

11h42 - Putin e Zelensky convidados para reunião do G20 em novembro

A Indonésia preside atualmente ao G20 (grupo das 20 maiores economias do mundo) e, nesse sentido, o seu presidente, Joko Widodo, convidou os homólogos russo e ucraniano para marcarem presença na próxima cimeira de líderes, agendada para 15 e 16 de novembro.

Se tal se vier a efetivar, será o primeiro encontro entre Volodymyr Zelensky e Vladimir Putin desde o início da guerra na Ucrânia. Apesar de ter enfrentado pressões de países ocidentais para excluir o líder russo de tal encontro, Widodo viria a dizer que o seu objetivo passa por "unir" o G20.

Um alto funcionário do governo ucraniano disse que a presença de Zelensky "dependeria principalmente da situação no campo de batalha". O presidente da Indonésia disse, por sua vez, que Putin divulgou já as suas intenções de estar presente - embora um porta-voz do Kremlin tenha dito, na semana passada, que o presidente não confirmou ainda a sua presença.

11h35 - Finlândia e Suécia consideram aprofundar cooperação militar caso situação se agrave

A Suécia e a Finlândia podem vir a aprofundar a sua cooperação militar caso a situação de segurança na região do Mar Báltico se deteriore, por exemplo, durante o processo de candidatura para uma adesão à NATO, adiantou esta sexta-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros da Finlândia, Pekka Haavisto, citado pela Reuters.

"Se o nosso ambiente de segurança se tornar mais desafiante, é claro que podemos acrescentar o planeamento bilateral... e isso inclui todos os sectores de cooperação militar", aponto Haavisto, em declarações aos repórteres.

11h23 - Embaixada dos Países Baixos reabre em Kyiv

O ministro dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos, Wopke Hoekstra, recorreu à rede social Twitter para anunciar que a Embaixada do país na capital ucraniana, Kyiv, voltou a abrir esta sexta-feira, depois de ter sido encerrada na sequência da invasão russa sobre o país. 

"Liderado pelo embaixador Jennes de Mol, uma pequena equipa da Embaixada trabalhará em estreita colaboração com as autoridades ucranianas e com outros países parceiros", pode ler-se na publicação. "É importante que ofereçamos apoio à Ucrânia no local", acrescenta o ministro.

11h19 - França condena ataques russos em Kyiv durante visita de Guterres

O ministro dos Negócios Estrangeiros de França condenou hoje o que classificou como "ataques indiscriminados" das forças russas em Kyiv, que ocorreram na quinta-feira, enquanto o secretário-geral da ONU, António Guterres, estava na capital ucraniana.

11h18 - Rússia diz que Ucrânia se está a hipotecar a si mesma aos Estados Unidos

O presidente do parlamento da Rússia (Duma estatal), Vyacheslav Volodin, acusou, esta sexta-feira, a Ucrânia de se hipotecar aos Estados Unidos da América (EUA), ao receber ajuda militar e económica de “milhares de milhões de dólares” por parte do governo de Joe Biden para combater contra os russos.

11h15 - Ataque da Rússia a Kyiv "foi uma boa lição para António Guterres"

Na edição da manhã da SIC Notícias, desta sexta-feira, o comentador José Milhazes reagiu ao ataque que a Rússia perpetrou contra Kyiv, na passada quinta-feira, que causou um morto durante a visita do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres. Na sua perspetiva, esta recente afronta da Rússia "foi uma boa lição para António Guterres e deveria ser para muitos dirigentes ocidentais, para ver se compreendem com quem é que estão a tratar".

11h03 - Ucrânia acusa Rússia de tentar "humilhar" ONU com o ataque de Kyiv

Como já abordámos anteriormente, a cidade de Kyiv foi alvo de ataques de mísseis russos, na noite de quinta-feira, numa altura em que o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, se encontrava na capital ucraniana.

A medida foi agora condenada pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, que considerou que deveria haver uma "reação poderosa correspondente".

"Isto diz muito sobre a verdadeira atitude da Rússia em relação às instituições globais, sobre as tentativas das autoridades russas de humilharem a ONU e tudo o que a organização representa", afirmou ainda.

10h34 - Jornalista morre na sequência de ataques a Kyiv

A Radio Svoboda, meio de comunicação social da Ucrânia, está a reportar que a sua jornalista Vera Girich, de 55 anos, terá morrido na sequência dos ataques aéreos perpetrados, na quinta-feira, sobre a capital ucraniana, Kyiv.

A notícia foi avançada depois do autarca da cidade, Vitali Klitschko, ter informado na rede social Telegram que um cadáver tinha sido encontrado, no meio dos escombros, no distrito de Shevchenkivskyi, um dos locais afetados pelos ataques levados a cabo pelos russos.

10h30 - As imagens da destruição após os ataques a Kyiv na quinta-feira

Um jornalista independente que se encontra, atualmente, a cobrir o conflito na Ucrânia recorreu à rede social Twitter para divulgar algumas imagens dos escombros resultantes dos ataques aéreos que, na quinta-feira, foram perpetrados sobre a capital do país, Kyiv. Veja aqui as imagens.

10h29 - UE aplaude contenção da Moldova face a incidentes na Transnístria

A União Europeia reiterou hoje o apelo a todos os atores para que evitem a desestabilização na região separatista pró-russa da Transnístria, na Moldova, aplaudindo "as reações contidas" das autoridades moldovas, "que ajudam a manter a calma no país".

10h27 - Rússia anuncia lançamento de mísseis a partir de submarino no Mar Negro

O Ministério da Defesa da Rússia recorreu a uma publicação na rede social Telegram para revelar que terá lançado mísseis de cruzeiro em direção à Ucrânia, a partir de um submarino que faz parte da sua frota no Mar Negro. A mesma publicação dá conta de que os mísseis atingiram infraestruturas militares.

É a primeira vez que as forças armadas russas relatam o recurso a submarinos para atacar alvos ucranianos.

9h50 - Reino Unido envia peritos para ajudar Ucrânia a recolher provas de crimes de guerra

Uma equipa de peritos do Reino Unido chegará à Polónia, no início do próximo mês, com o objetivo de ajudar a Ucrânia no processo de recolha de provas e de acusação dos crimes de guerra que terão sido praticados pelos russos desde o início da invasão. O anúncio foi feito pela ministra dos Negócios Estrangeiros britânica, Liz Truss.

Cerca de 7.600 potenciais crimes de guerra e pelo menos 500 suspeitos estão a ser, atualmente, investigados pela Ucrânia.

9h35 - Quatro cidades e uma reunião. A visita de Guterres à Ucrânia em imagens

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, visitou ontem a Ucrânia e encontrou-se com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky na capital, Kyiv, naquela que foi a sua primeira visita ao país desde o início da invasão russa. Veja aqui as imagens do encontro. 

9h33 - Rússia confirma bombardeamento contra Kyiv durante visita de Guterres

A Rússia confirmou hoje ter feito um ataque com armas "de alta precisão" contra Kyiv na quinta-feira, causando um morto, durante a visita do secretário-geral da ONU, António Guterres.

As forças russas destruíram com armas de alta precisão as oficinas da empresa espacial Artiom na cidade de Kyiv", disse hoje o Ministério da Defesa da Rússia, em Moscovo. 

9h12 - McDonald's. Fechos temporários na Rússia e Ucrânia custam 120 milhões

A McDonald's anunciou, no início de março, o fecho temporário das suas lojas na Rússia e de algumas na Ucrânia, no seguimento da guerra, e esta medida custou 127 milhões de dólares (cerca de 120 milhões de euros) ao grupo de restauração no último trimestre. 

8h59 - EUA acreditam que Rússia é responsável por ataque a jornalista

Os Estados Unidos da América (EUA) acreditam que os serviços secretos da Rússia são responsáveis por um ataque químico ao jornalista Dmitry Muratov, editor do jornal de investigação Novaya Gazeta e Prémio Nobel da Paz, ocorrido no início do mês num comboio que ligava Moscovo a Samara.  

8h44 - Voluntários capturados pelos russos em Zaporizhzhia

Dois voluntários britânicos que têm vindo a prestar ajuda humanitária na Ucrânia foram capturados pelos militares russos, de acordo com a organização não-governamental para a qual trabalhavam, a Presidium Network .

A mesma fonte, citada pela Reuters, adiantou que os dois homens tinham sido detidos pelas forças russas num ponto de controlo a sul de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia, na segunda-feira.

8h36 - Lviv não sofreu bombardeamentos esta noite, apesar de alertas

Maksym Kozytskyy, o governador da região ucraniana de Lviv, já fez a sua habitual atualização operacional diária através do Telegram. O governante informou que a área tinha passado, ontem à noite, duas horas e meia sob alerta de ataque aéreo - não tendo, no entanto, sido alvo de bombardeamentos.

A mesma fonte adiantou que a região está agora a acolher 335.000 cidadãos deslocados internamente, adiantando ainda que 26.000 ucranianos atravessaram a fronteira ocidental para poderem regressar ao país.

8h27 - Posto de controlo russo atacado em Kursk

O governador da região russa de Kursk, Roman Starovoyt, adiantou que um posto de controlo na aldeia de Krupets foi bombardeado esta sexta-feira. Aqui citada pela agência RIA, a mesma fonte referiu que não existiram baixas e que as forças russas ripostaram ao ataque.

A aldeia de Krupets fica perto da fronteira ucraniana, nas proximidades da região de Sumy, no nordeste da Ucrânia. 

8h09 - Russos tentaram invadir edifício onde estava Zelensky no início da guerra

O conselheiro presidencial, Oleksiy Arestovych, relatou à revista Time que vários "assassinos russos" tentaram invadir um edifício onde o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e a sua família se encontravam alojados no princípio da invasão.

De acordo com o relato, o presidente da Ucrânia ter-se-á recusado a fugir da cidade de Kyiv, mesmo na altura em que os atacantes russos tentavam invadir o edifício onde se encontrava.

7h56 - Kuleba critica NATO e pede garantias de segurança

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, recorreu esta sexta-feira à rede social Twitter para pedir garantias de segurança e criticar a NATO por não estar a facilitar a adesão do país à Aliança Atlântica.

"A Ucrânia desistiu das armas nucleares em nome da paz mundial. Temos então batido à porta da NATO, mas esta nunca se abriu. O vácuo de segurança levou à agressão russa. O mundo deve segurança à Ucrânia e pedimos aos Estados que decidam quais as garantias de segurança que estão prontos a fornecer", pode ler-se na publicação.

7h50 - Depósito de petróleo bombardeado e danificado em Donetsk

O exército ucraniano bombardeou e danificou, esta sexta-feira, um depósito de petróleo em Kirovsky, na região separatista pró-russa de Donetsk, no leste da Ucrânia. A notícia foi avançada pela agência de notícias russa RIA, que citou um funcionário separatista.

7h45 - Pelo menos 10 feridos e um morto em ataques a Kyiv

A Rússia disparou dois mísseis contra a capital ucraniana, Kyiv, na quinta-feira, tendo um deles atingido os andares inferiores de um edifício residencial de 25 andares. O ataque originou, pelo menos, 10 feridos, adiantaram as autoridades ucranianas.

O presidente da Câmara de Kyiv, Vitali Klitschko, esclareceu que as explosões tinham atingido o bairro de Shevchenko, no centro da cidade, tendo sido ainda encontrado um corpo entre os escombros.

"Equipas de salvamento continuam a inspecionar e a desmantelar os escombros de um edifício residencial no distrito de Shevchenkivskyi, atingido por um míssil ontem, e acabam de encontrar o corpo de um morto", referiu o autarca numa publicação no Telegram.

7h35 - Ucrânia espera evacuar Azovstal esta sexta-feira

A Ucrânia espera, esta sexta-feira, dar seguimento a mais uma etapa da evacuação da cidade portuária de Mariupol, de forma a permitir a retirada dos civis que se encontram, juntamente com alguns combatentes, atualmente abrigados na siderúrgica Azovstal.

"Está planeada para hoje uma operação para retirar civis da fábrica", adiantou esta sexta-feira o gabinete do presidente Volodymyr Zelenskiy, aqui citado pela Reuters, sem dar mais pormenores.

7h34 - Donbass continua a ser principal objetivo da Rússia

Capturar a região oriental da Ucrânia do Donbass continua a ser o principal objetivo militar da Rússia, sugeriram esta sexta-feira os serviços secretos britânicos, no seu mais recente relatório.

O Ministério da Defesa britânico adiantou ainda que as regiões de Luhansk e Donetsk, que compõem o Donbass, assistiram a combates intensos, particularmente em Lysychansk e Severodonetsk.

7h33 - ONG diz que refugiados ucranianos na Polónia são alvo para tráfico humano

A organização não governamental (ONG) Human Rights Watch alertou hoje que os refugiados ucranianos na Polónia, sobretudo mulheres e crianças, enfrentam um maior risco de violência de género, tráfico humano e outras formas de exploração.

7h32 - Congresso dos EUA aprova lei para acelerar ajuda militar a Kyiv

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou na quinta-feira uma lei que permitirá simplificar o programa de empréstimo e assistência militar à Ucrânia e a outros países do leste europeu contra a ofensiva russa.

7h30 - Bom dia. Arrancamos com a nossa cobertura AO MINUTO desta sexta-feira sobre a invasão russa na Ucrânia. Pode recordar a cobertura de quinta-feira aqui.

Leia Também: Kyiv vê ataques com Guterres em visita como "ato hediondo de barbárie"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório