Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

AO MINUTO: Negociações podem terminar; Ucrânia recupera vila em Kharkiv

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

AO MINUTO: Negociações podem terminar; Ucrânia recupera vila em Kharkiv

Continuamos com o acompanhamento da guerra na Ucrânia, naquele que é o 65.º dia de conflito, marcado mais uma vez pela situação dentro da siderúrgica Azovstal, localizada na cidade portuária de Mariupol. Uma situação hoje descrita por um comandante ucraniano que se encontra dentro das instalações como "para além de uma catástrofe humanitária".

Esta é uma situação que está particularmente na ordem do dia, tendo em conta a visita do secretário-geral da ONU, António Guterres, que, durante a sua visita à capital ucraniana, destacou a importância de libertar as pessoas que estão sitiadas na fábrica de aço.

Recorde-se que hoje, a Rússia confirmou o bombardeamento contra Kyiv durante visita do responsável da ONU, algo já criticado por vários países, como a Alemanha.

A invasão já matou três mil civis, segundo dados apurados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia:

00h00 - Boa noite. Terminamos o acompanhamento AO MINUTO dos acontecimentos mais recentes da guerra na Ucrânia. Pode continuar a acompanhar as principais notícias deste conflito este sábado de manhã. Bom fim-de-semana!

23h59 - Rússia tenta destruir Donbass e quem lá vive, acusa Zelensky

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou esta sexta-feira a Rússia de tentar destruir o Donbass, no leste da Ucrânia, e todos os que vivem naquela região, com constantes bombardeamentos "violentos" a "infraestruturas e áreas residenciais".

23h55 - EUA recusam lidar com a Rússia no G20 "como se nada tivesse acontecido"

Os Estados Unidos recusam-se a agir com a Rússia e Vladimir Putin "como se nada tivesse acontecido" na Ucrânia, revelou esta sexta-feira Washington, em reação ao convite dos russos para a cimeira do G20, agendada para novembro na Indonésia.

23h43 - A Rússia tentou trocar civis por prisioneiros militares, segundo a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk

Moscovo tentou trocar civis ucranianos por prisioneiros militares russos, de acordo com o que a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk, contou à BBC. Segundo a governante, esta é uma medida proibida pela Convenção de Genebra.

"É por isso que eles [russos] capturaram todos estes reféns - civis, mulheres, funcionários de câmaras locais, para tentar usá-los", refere a governante ao ao canal inglês. “Sabemos que há mais de mil reféns lá – incluindo quase 500 mulheres”, informa.

A responsável informou também que na troca mais recente, nove civis foram enviados de volta para a Ucrânia com ferimentos graves, incluindo amputações realizadas na Rússia. "Houve pessoas gravemente feridas nessa troca - membros amputados, sépsis e outros ferimentos graves", refere, e acrescenta que "havia sinais claros de tortura".

23h16 - Vídeo mostra ponte ferroviária de Lyman-Rayhorodok destruída em ataque ucraniano

Esta ligação fazia parte da rota de abastecimento das forças russas e é pelo menos o terceiro ataque ucraniano contra infraestruturas deste género na zona ocupada este mês.

Como se pode perceber neste vídeo partilhado pelo Euromaiden, aquando da explosão, estavam na ponte várias carruagens.

23h13 - Autoridades ucranianas acusaram centenas de pessoas de 'traição' ao país

Centenas de pessoas foram detidas na Ucrânia, cerca de 400 só na região de Kharkiv, ao abrigo de leis anti-colaboração aprovadas pelo Parlamento ucraniano e promulgadas pelo Presidente Volodymyr Zelensky após o início da invasão russa.

23h00 - Mariupol é um "campo de concentração russo no meio das ruínas", diz Zelensky

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky descreveu a cidade sitiada de Mariupol como um "campo de concentração russo no meio das ruínas", no seu discurso noturno desta sexta-feira.

"E a ordem dos ocupantes naquela parte de Mariupol, que infelizmente ainda controlam, não se distingue do que os nazis fizeram no território ocupado da Europa Oriental", acrescentou.

22h45 - Rússia divulga (novo) vídeo de britânico capturado na Ucrânia

O ministério da Defesa russo divulgou, esta sexta-feira, um (novo) vídeo de um britânico visivelmente ferido, que terá sido capturado na Ucrânia, sob interrogatório por parte de soldados russos não identificados.

O homem, que diz ser Andrew Hill, aparece com o braço esquerdo ao peito, tendo ainda uma ligadura à volta da cabeça e sangue no braço direito.

22h43 - "Valor da Ucrânia ficará na história", diz secretário da Defesa dos EUA

O secretário da Defesa norte-americana, Lloyd Austin, elogiou a capacidade militar da Ucrânia no conflito com a Rússia que, a seu ver, “ficará na história”.

“Os hospitais da Ucrânia foram bombardeados. Os seus cidadãos foram executados. As suas crianças foram traumatizadas. E, apesar disso, [os ucranianos] fizeram um excelente trabalho a defender a sua soberania. O valor e a capacidade da Ucrânia ficarão na história militar”, considerou.

22h33 - Líder da oposição bielorrussa pede aos EUA que apliquem sanções a Lukashenko

Sviatlana Tsikhanouskaya (a líder da oposição bielorrussa) reuniu-se, esta sexta-feira, com membros do Congresso e Departamento de Estado dos EUA tendo sido discutidas as futuras sanções e revisões das que estão em vigor para que possam ser corrigidas possíveis lacunas que estejam a permitir contornar as medidas.

Mais tarde, falando aos repórteres defendeu que as sanções aplicadas "devem ter a mesma força" que as impostas à Rússia, "mas uma estrutura diferente".

“Espero que Lukashenko não consiga enganar os países democráticos novamente, como fez muitas vezes antes”, salientou.

Defendeu ainda que já estamos a viver uma Guerra Mundial. "Temos tanto medo da Terceira Guerra Mundial, mas já está a acontecer. É uma guerra entre a democracia e a autocracia".

22h22 - Graffiti de Vladimir Putin foi "corrigido" em Belgrado

Pessoas desconhecidas pintaram os olhos de Vladimir Putin com tinta vermelha, simbolizando sangue. Os autores mistério corrigiram ainda a primeira letra da palavra no graffiti , "Брат" (Irmão) para "рат" que significa "guerra" em Sérvio .

22h00 - Autoridades ucranianas corrigem afirmações de Zelensky sobre 900 mortos encontrados numa vala comum em Kyiv

O porta-voz do presidente disse que Zelensky estava a referir-se ao número total de pessoas encontradas em diferentes valas comuns em Kyiv e não apenas a uma vala comum em particular.

20h50 - Paris e Berlim vão apoiar Moldova perante "riscos de destabilização"

Os chefes da diplomacia francês, Jean-Yves Le Drian, e alemã, Annalena Baerbock, declararam-se hoje determinados a apoiar a Moldova, perante os "riscos de destabilização" da ex-república soviética vizinha da Ucrânia, invadida pela Rússia há dois meses.

20h30 - A Rússia não se considera em guerra com a NATO, diz Lavrov

O ministro dos negócios estrangeiros russo, Sergei Lavrov, disse que o seu país não se considera em guerra com a NATO, citado pala agência de notícias estatal Ria.

Acrescentou que tal desenvolvimento aumentaria o risco de uma guerra nuclear, o que não pode ser permitido. Esclareceu também que a Rússia não está a ameaçar ninguém com uma guerra nuclear, mas acusa as nações ocidentais de o fazer.

Por fim, atribui a paralisação das negociações de paz com a Ucrânia ao que chama de o desejo de Kyiv "jogar jogos constantemente".

20h11 - Água do rio Dnieper chega à Crimeia após oito anos de bloqueio

A água do rio Dnieper chegou à península ucraniana da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, após oito anos de bloqueio por parte do Governo de Kyiv, anunciou, esta sexta-feira, o líder da Crimeia, Sergei Axiónov.

20h08 - Zelensky alerta para risco de que negociações de paz com a Rússia possam terminar

O presidente Volodymyr Zelensky alertou, esta sexta-feira, que há um grande risco de que as negociações de paz com a Rússia possam terminar, culpando a raiva pelas atrocidades realizadas pelas forças do Kremlin, informa a Interfax Ucrânia.

"As pessoas [ucranianos] querem matá-los. Quando esse tipo de atitude existe, é difícil falar sobre as coisas", disse o presidente, citado pela agência.

20h00 - Casa Branca diz que a Rússia, anfitriã do G20, não deve participar na reunião

A Casa Branca transmitiu em particular à Indonésia que a Rússia não deveria ter permissão para participar na reunião do G20 este ano. Isto embora o presidente Putin tenha anunciado, esta sexta-feira, que planeia participar na reunião.

A assessora de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, disse hoje em conferência de imprensa que a reunião ainda está a seis meses de distância, sendo que vai realiza-se em novembro, no entanto a opinião dos EUA é clara -a Rússia não deveria estar lá.

“Faltam seis meses. Portanto, não sabemos como prever, não podemos prever neste momento, como será", disse a representante da Casa Branca. Acrescentou ainda, que: "Transmitimos nossa visão de que não acreditamos que a Rússia devia fazer parte”. 

19h50 - Forças ucranianas recuperam o controlo de vila oriental

As forças ucranianas recuperaram o controlo da vila de Ruska Lozova, perto de Kharkiv, anunciou hoje o Ministério da Defesa do país.

Esta vila está situada perto da segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv, que foi devastada por bombardeamentos quase constantes de tropas russas.

19h40 - Zelensky diz que outra vala comum com 900 pessoas foi encontrada em Kyiv

A informação foi avançada pelo jornal The Kyiv Independent, que conta que 900 civis foram mortos na região por tropas russas.

O presidente Zelensky, citado pela publicação, diz ainda que a meios de comunicação polacos que cerca de 500 mil ucranianos foram deportados ilegalmente para a Rússia.

19h15 - Os EUA começaram a treinar forças armadas ucranianas em diferentes locais dominados pelo governo americano

No briefing sobre a guerra na Ucrânia, o porta-voz do Pentágono, John Kirby, anunciou esta sexta-feira: "Hoje posso anunciar que os Estados Unidos começaram a treinar as forças armadas ucranianas em sistemas-chave nas instalações militares dos EUA na Alemanha"

O governante deu ainda mais informação sobre esta formação, acrescentando que existem três locais fora dos EUA onde os ucranianos vão receber este treino, um deles na Alemanha, os restantes não podem ainda ser divulgados.

19h10 - Japão e Indonésia instam a fim imediato da guerra

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, e o presidente indonésio, Joko Widodo, instaram, esta sexta-feira, ao fim imediato dos combates na Ucrânia e asseguraram que vão trabalhar juntos para melhorar as condições humanitárias no país.

19h00 - Câmara dos Representantes votará para aprovar o pedido de ajuda de 33 mil milhões de dólares de Joe Biden à Ucrânia “o mais rápido possível”

A informação foi avançada, esta sexta-feira, pela presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, na sua conferência de imprensa semanal.

“Temos emergências aqui. Precisamos ter o dinheiro da Covid, e o tempo é essencial porque precisamos do dinheiro da Ucrânia... então espero que possamos fazer isso [em breve] ”, referiu a governante.

Mais tarde, quando questionada uma segunda vez disse ainda: "Esperamos aprovar esta legislação o mais rápido possível”, mas não disse quando.

18h50 - Autarca diz que quem está na fábrica Azovstal não têm mantimentos

O presidente da câmara da cidade ucraniana sitiada de Mariupol, Vadym Boichenko, avisou hoje que as pessoas que estão retidas na fábrica siderúrgica Avozstal estão a ficar sem comida e água e não conseguirão resistir por muito mais tempo.

18h30 - Apesar da retórica russa, EUA não veem risco de uso de armas nucleares

No início deste mês, o diretor da Agência Central de Inteligência norte-americana (CIA) salientou que, apesar de não ter provas quanto ao uso de armas nucleares por parte da Rússia, essa possibilidade não pode ser encarada de ânimo leve.

18h00 - Governo da Letónia anuncia 116 milhões para apoio aos refugiados no país

O governo da Letónia está disposto a investir 116 milhões de euros para alojar, alimentar e apoiar os 25.600 refugiados ucranianos registados até à data no país, anunciaram, esta sexta-feira, membros do Executivo.

17h40 - Conselho de Segurança discutirá ataques a Kyiv durante visita de Guterres

O Conselho de Segurança das Nações Unidas discutirá na próxima semana os ataques de que Kyiv, capital ucraniana, foi alvo durante a visita à cidade do secretário-geral da ONU, António Guterres, anunciou, esta sexta-feira, o Reino Unido.

17h24 - Portugal planeia duplicar capacidade do porto de Sines

Portugal está a planear duplicar a capacidade do porto de Sines para receber navios-tanque de gás natural liquefeito e transferir depois o combustível para países europeus com maior dependência do gás natural russo, avança a Reuters. 

17h17 - Ucrânia acusa forças russas de retirarem duas mil obras de arte de Mariupol

As autoridades ucranianas acusaram as forças russas de retirarem mais de duas mil obras de arte de museus em Mariupol. Depois de retirarem as obras, estas foram alegadamente transferidas para a região do Donbass, segundo o jornal britânico The Guardian.

Citado pelo jornal inglês,  o conselho da cidade de Mariupol anunciou num comunicado, esta quinta-feira, publicado no seu canal da rede social Telegram que “os ocupantes 'libertaram' Mariupol do seu patrimônio histórico e cultural. Eles roubaram e transferiram mais de 2.000 exposições exclusivas de museus de Mariupol para Donetsk”.

17h10 - Polónia tenta restabelecer gás cortado pela Gazprom em alguns municípios

O governo e empresas de gás da Polónia tentaram, esta sexta-feira, restaurar o fluxo de gás para alguns municípios, depois de uma sociedade russa ter suspendido o fornecimento, uma retaliação pelas sanções impostas devido à invasão da Ucrânia pela Rússia.

17h00 - A embaixadora do Reino Unido na Ucrânia , Melinda Simmons, chegou à capital ucraniana, Kyiv

A embaixadora britânica consegue regressar, depois de na semana passada, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciar que o Reino Unido iria reabrir a sua embaixada em Kyiv mais de dois meses depois de ser obrigada a retira-la da capital.

16h55 - EUA não acreditam que haja perigo da Rússia usar armas nucleares, segundo alto funcionário

Segundo  um alto funcionário da  Defesa dos EUA dos EUA, citado pela SkyNews: "Não avaliamos que haja uma ameaça de uso de armas nucleares e nenhuma ameaça ao território da NATO".

Este funcionário acrescentou ainda "alguns dos ataques em Kyiv, acreditamos, foram destinados a capacidades de produção militar", sendo que "agora, eu sei que há relatos de que atingiram áreas residenciais". No entanto, "não temos motivos para duvidar que eles [a Rússia] tenha feito os ataques, mas não existe 100% de certeza de que tenham pretendido atingir áreas residenciais".

16h40 - Ucrânia apela a reunião urgente da OMS sobre impacto da guerra na saúde

Com o apoio de outros 38 países, a Ucrânia apelou à realização de uma reunião urgente da Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto ao impacto da ofensiva russa na saúde, avançou, esta sexta-feira, a Reuters.

Segundo a agência, o pedido terá sido feito esta semana, através de uma carta enviada pela missão diplomática da Ucrânia em Genebra, assinada por 38 países, entre os quais França, Alemanha e Reino Unido.

16h20 - Kyiv pede aos cidadãos que reduzam o uso de veículos de forma a poupar combustível para os militares

As autoridades da capital da Ucrânia, pediram às pessoas que não usem os seus automóveis para economizar combustível para uso militar.

"Cidadãos de Kyiv, se voltaram à capital, usem o transporte público, se possível. Aqueles em lugares seguros [fora de Kyiv], por favor, esperem antes de voltar", pediu Mykola Povoroznyk, vice-chefe da Administração Estatal da Cidade de Kyiv, acrescentando que as autoridades estão a considerar as necessidades dos militares ucranianos.

O governante acrescentou ainda que não há problemas com a rede de transporte público na cidade, que está em constante expansão para oferecer transporte aos moradores que voltam à capital.

16h14 - A Ucrânia relata 243 crimes russos contra jornalistas desde 24 de fevereiro

O Comité Estatal de Televisão e Rádio ucraniano citado pelo jornal Kyiv Independent, informou que as tropas russas cometeram 243 crimes contra jornalistas e meios de comunicação em 16 regiões ucranianas, desde o início da guerra.

16h09 - Operação ajuda cerca de 80 sobreviventes do Holocausto a fugir

Numa altura em que a guerra na Ucrânia entra já na nona semana, encontra-se a decorrer uma operação que tem o objetivo de ajudar sobreviventes do Holocausto a escaparem da Ucrânia, noticia o The New York Times.

Um total de 78 sobreviventes do Holocausto, que já conseguiram fugir à guerra na Ucrânia, estão agora à procura de refúgio na Alemanha - país que, para muitos deles, apenas oferece recordações traumáticas, que remontam aos tempos da Segunda Guerra Mundial.

16h08 - Ex-fuzileiro norte-americano morto na Ucrânia. Tinha 22 anos

Willy Joseph Cancel, um ex-fuzileiro de nacionalidade norte-americana, de 22 anos, morreu na Ucrânia, na segunda-feira, enquanto combatia com as tropas ucranianas contra a Rússia. A notícia foi avançada, esta sexta-feira, pela família do jovem à CNN International.

16h06 - Suécia admite que será afetada por decisão da Finlândia em relação à NATO

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Suécia, Ann Linde, admitiu hoje, em Helsínquia, que a decisão tomada pela Finlândia sobre a sua possível entrada na NATO "afetará muito" a decisão do seu país sobre a adesão à Aliança.

16h03 - Duas regiões russas reivindicam bombardeamentos vindos do território ucraniano

Duas regiões russas que fazem fronteira com a Ucrânia, Kursk e Bryank, afirmam que seu território foi bombardeado. Nenhuma vítima foi relatada, segundo o jornal ucraniano The Kyiv Independent.

16h00 - Mais de 4.000 artistas pedem fim da guerra em carta aberta

Cerca de 4.000 artistas, autores e representantes das indústrias criativas de 50 países assinaram uma carta aberta de solidariedade para com os artistas ucranianos e a exigir o fim da invasão russa na Ucrânia, foi hoje anunciado.

15h55 - Líderes estrangeiros não receberam convite para Dia da Vitória na Rússia

A Rússia vai celebrar os 77 anos da vitória sobre a Alemanha nazi com um desfile militar a 9 de maio, na Praça Vermelha de Moscovo, sem a presença de líderes mundiais, confirmou, esta sexta-feira, a presidência russa.

15h54 - Trump Jr diz que Ucrânia é "um dos países mais corruptos do mundo"

Donald Trump Jr, filho do 45.º presidente dos Estados Unidos da América (EUA), acusou na quinta-feira a Ucrânia de ser “um dos países mais corruptos do mundo” e criticou o atual presidente, Joe Biden, por anunciar novos pacotes de ajuda económica e militar ao país invadido pela Rússia.

15h53 - Espanha envia maior remessa de armas em navio de 200 toneladas

O Governo espanhol disse hoje que está a encaminhar o seu maior envio de equipamento militar para a Ucrânia até agora, depois de um navio com 200 toneladas de material ter atracado num porto na Polónia.

15h50 - Reino Unido ajudará Ucrânia a recolher provas de crimes de guerra

Uma equipa de peritos do Reino Unido chegará à Polónia, no início do próximo mês, com o objetivo de ajudar a Ucrânia no processo de recolha de provas e de acusação dos crimes de guerra que terão sido praticados pelos russos desde o início da invasão.

15h40 - António Guterres, diz estar “comovido” pela “resiliência e bravura” do povo ucraniano , na sequência da sua visita a Kyiv ontem

No twitter o líder fez que estão de salientar que "não vão desistir" do povo ucraniano.

15h27 - Reino Unido mobiliza 8.000 soldados para exercícios na Europa de Leste

Cerca de 8.000 soldados britânicos vão participar no verão em exercícios militares na Europa de Leste ao lado de soldados da NATO, numa "demonstração de solidariedade e força" enquanto continua a invasão russa da Ucrânia.

15h25 - Milhares de tropas da NATO em exercícios na Europa nas próximas semanas

Dezenas de milhares de tropas da NATO e da Força Expedicionária Conjunta participarão nas próximas semanas em exercícios militares em toda a Europa, anunciaram hoje fontes oficiais britânicas, quando os países ocidentais procuram dissuadir a agressão russa na Ucrânia.

15h20 - Noruega encerra portos e fronteiras a mercadorias russas

A Noruega vai proibir o transporte rodoviário aos operadores russos, a partir de 7 de maio, e fechar os seus portos aos navios com bandeira daquele país, anunciou hoje o Governo de Oslo.

15h10 - Para recordar:

  • Situação em Azovstal vai "além de catástrofe humanitária". A situação dentro da siderurgia Azovstal, localizada na cidade portuária de Mariupol, está "para além de uma catástrofe humanitária", disse um comandante ucraniano que se encontra dentro das instalações.
  • Combatentes norte-americano e dinamarquês alegadamente mortos na Ucrânia. Mais dois combatentes estrangeiros terão sido alegadamente mortos enquanto lutavam ao lado das forças ucranianas.
  • Tesla de Elon Musk oferece painéis solares à Ucrânia. O bilionário Elon Musk doou vários painéis solares da sua empresa, a Tesla, para assegurar o fornecimento ininterrupto de energia às instalações médicas localizadas perto de Kyiv, noticia a Sky News.
  • Jornalista morta em Kyiv ia "para a cama" aquando do ataque russo. Um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia prestou, esta sexta-feira, uma homenagem à jornalista que morreu na sequência de um dos ataques russos sobre a capital ucraniana, Kyiv, na quinta-feira.

15h00 - Boa tarde. Continuamos a acompanhar AO MINUTO os acontecimentos mais marcantes do conflito na Ucrânia. Pode recordar o que se passou na manhã desta quinta-feira aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório