Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Noruega encerra portos e fronteiras a mercadorias russas

A Noruega vai proibir o transporte rodoviário aos operadores russos, a partir de 7 de maio, e fechar os seus portos aos navios com bandeira daquele país, anunciou hoje o Governo de Oslo.

Noruega encerra portos e fronteiras a mercadorias russas
Notícias ao Minuto

14:40 - 29/04/22 por Lusa

Mundo Noruega

A Noruega vai proibir o transporte rodoviário aos operadores russos, a partir de 07 de maio, e fechar os seus portos aos navios com bandeira daquele país, anunciou hoje o Governo de Oslo.

A Noruega, que faz fronteira com a Rússia, cumpre assim o quinto pacote de sanções a Moscovo por causa da guerra na Ucrânia adotado há algumas semanas pela União Europeia (UE), da qual não faz parte, embora integre o Espaço Económico Europeu (EEE).

O encerramento dos portos afeta navios comerciais com mais de 500 toneladas brutas, iates e alguns barcos de recreio que navegam em águas internacionais, com exceção para a pesca.

O arquipélago ártico de Svalbard permanece fora das sanções, pois, embora tenha soberania norueguesa, um tratado internacional permite que todos os países signatários, entre eles a Rússia, explorem os seus recursos naturais.

O tráfego de camiões de transporte russos na fronteira de Storskog (norte da Noruega) aumentou nos últimos dias, depois de a UE ter tornado efetivas as novas sanções.

"O Governo adotou uma linha clara durante a crise, de que estamos ao lado dos nossos países vizinhos e da UE, para garantir que as sanções sejam eficazes", disse o ministro norueguês das Pescas, Bjornar Skjaeran, em comunicado.

A oposição de direita ao Governo norueguês, de centro-esquerda, criticou a demora em aprovar o encerramento dos portos, mas Skjaeran defendeu-se alegando que era necessário adotar as sanções às circunstâncias norueguesas, que incluem acordos de cooperação marítima com a Rússia no Ártico.

Vários municípios fronteiriços noruegueses expressaram preocupação pelo impacto das novas sanções para as empresas e exigiram compensação financeira de Oslo.

Leia Também: Noruega pede às crianças para "brincarem" com refugiados ucranianos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório