Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Noruega pede às crianças para "brincarem" com refugiados ucranianos

O pedido foi feito pelo primeiro-ministro norueguês, numa altura em que cerca de 14.000 ucranianos procuraram asilo no país nórdico desde o início da guerra.

Noruega pede às crianças para "brincarem" com refugiados ucranianos
Notícias ao Minuto

15:32 - 20/04/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia/Ucrânia

O primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Stoere, pediu esta quarta-feira às crianças do país para convidarem as crianças ucranianas para brincarem com eles e para os fazerem sentir-se "bem-vindos". As declarações, citadas pela Reuters, foram proferidas numa altura em que a Noruega se prepara para receber mais refugiados em fuga da guerra na Ucrânia.

"Se vais jogar xadrez ou futebol, convida-os a juntarem-se a ti", disse Stoere perante a comunicação social, no contexto de um briefing informativo  direcionado, precisamente, ao público mais jovem.

Nesse momento, as crianças presentes tiveram ainda a oportunidade de fazer perguntas acerca da crise na Ucrânia, nomeadamente sobre "como podemos parar a guerra?", se "irá a guerra expandir-se para outros países?", sobre "o que é a NATO?" e "porque é que a guerra na Ucrânia significa mais do que guerras noutros países?".

O primeiro-ministro norueguês afirmou que, embora todas as guerras fossem "terríveis", a guerra na Ucrânia assumiu um significado adicional porque está a acontecer mais perto de casa - o que "torna as coisas muito reais", disse Stoere.

Esta não foi a primeira vez que políticos noruegueses optam por se dirigir diretamente ao público infantil através da televisão nacional. A antecessora de Jonas Gahr Stoere, Erna Solberg, tinha anteriormente já realizado vários briefings noticiosos destinados às crianças, no contexto da pandemia de Covid-19.

Até ao momento, cerca de 14.000 ucranianos, na sua maioria mulheres e crianças, procuraram asilo no país nórdico, desde o início da invasão russa. Ainda assim, o Governo nacional diz estar a preparar-se para a chegada de um número máximo de mais 100.000 indivíduos.

Leia Também: Russo diz à mãe que estão a "matar civis e crianças". Resposta surpreende

Recomendados para si

;
Campo obrigatório