Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

IL pede audição do autarca de Setúbal sobre refugiados ucranianos

A Iniciativa Liberal requereu hoje a audição parlamentar urgente do presidente da Câmara de Setúbal para esclarecer as notícias "extremamente graves" de que o acolhimento de refugiados naquela autarquia está a ser feito "por pessoas ligadas a organizações russas".

IL pede audição do autarca de Setúbal sobre refugiados ucranianos
Notícias ao Minuto

12:06 - 29/04/22 por Lusa

Política Ucrânia

Em declarações aos jornalistas nos passos perdidos do parlamento, a deputada da Iniciativa Liberal (IL) Joana Cordeiro referiu que o partido "está a acompanhar com extrema preocupação" as notícias que têm chegado "pela comunicação social do acolhimento que está a ser feito na Câmara de Setúbal aos refugiados ucranianos", referindo-se à edição do Expresso que refere que "esse acolhimento está a ser feito por pessoas ligadas a organizações russas que defendem o regime de Putin".

"Isto é extremamente grave e temos que apurar o que se passa e por esse motivo a IL vai convocar com caráter de urgência o presidente a Câmara de Setúbal, André Valente Martins, à primeira comissão para que explique o que se está a passar na câmara de Setúbal", anunciou.

André Valente Martins, do Partido Ecologista "Os Verdes", foi eleito pela lista da CDU (PCP/PEV/ID) nas últimas eleições autárquicas. Para os liberais é importante perceber "se de facto nesta altura o PCP está a favor da paz ou está a favor do agressor".

A IL vai ainda pedir a audição do presidente da Associação de Ucranianos em Portugal para esclarecer "se esta situação se passa no resto do país".

"Já tem sido noticiado que esta situação não se passa só na Câmara de Setúbal portanto temos que perceber o que se passa", justificou.

Para Joana Cordeiro "esta situação é extremamente vergonhosa para Portugal, um país que sempre lutou pela defesa dos valores liberais, pela defesa dos direitos das pessoas, dos direitos humanos, estar a compactuar com uma situação destas é completamente inadmissível".

Minutos depois, também no parlamento, o PSD anunciou, através do vice-presidente da bancada parlamentar Ricardo Baptista Leite, que vai pedir a audição parlamentar do presidente da Câmara de Setúbal e da embaixadora da Ucrânia, e solicitar esclarecimentos, por escrito, ao gabinete do primeiro-ministro.

Segundo revelou hoje o jornal Expresso, pelo menos 160 refugiados ucranianos já terão sido recebidos por Igor Khashin, antigo presidente da Casa da Rússia e do Conselho de Coordenação dos Compatriotas Russos, e pela mulher, Yulia Khashin, funcionária do município setubalense.

De acordo com a notícia, Igor Khashin, líder da Associação dos Emigrantes de Leste (Edintsvo), subsidiada desde 2005 até março passado pela Câmara de Setúbal, e a mulher terão, alegadamente, fotocopiado documentos de identificação dos refugiados ucranianos, no âmbito da Linha de Apoio aos Refugiados da Câmara Municipal de Setúbal.

Igor Khashin e a mulher terão também questionado os refugiados sobre os familiares que ficaram na Ucrânia, mas a Câmara Municipal de Setúbal garante que "nunca foi feita tal pergunta", acrescenta o jornal.

O Expresso refere ainda que Igor Khashin é um dirigente associativo com dupla nacionalidade, que se apresenta como "gestor de projetos", e que as associações a que terá estado ligado estavam nos sites da Ruskyi Mir e da Rossotrudnichestvo, instituições estatais criadas pelo Kremlin para divulgar a cultura e o mundo russos, mas que, segundo fontes citadas pelo jornal, "podem servir de cobertura a elementos dos serviços secretos" da Rússia.

Contactada pela agência Lusa, a Câmara de Setúbal comprometeu-se a reagir ainda hoje em comunicado.

[Notícia atualizada às 12h58]

Leia Também: Livre. "Portugal tem que ser um porto seguro" para refugiados ucranianos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório