Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Ucrânia. Rússia denuncia ataque ucraniano contra posto de fronteira

A Rússia denunciou hoje um ataque ucraniano com morteiros contra um posto de fronteira localizado na região de Kursk, no sudoeste do país, sem causar vítimas ou danos materiais.

Ucrânia. Rússia denuncia ataque ucraniano contra posto de fronteira
Notícias ao Minuto

09:01 - 29/04/22 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

"Esta manhã, a área de fronteira de Rislk não estava calma. Por volta das 8h00 (6h00 em Lisboa), o posto de fronteira em Krupets foi atacado com morteiros", escreveu o governador da região de Kursk, Roman Starovoit, na rede social Telegram.

Starovoit acrescentou que os guardas de fronteira russos responderam ao ataque e destruíram as posições de onde o bombardeamento foi lançado.

A região de Kursk faz fronteira com a região ucraniana de Sumy, palco de intensos combates desde que a Rússia lançou a sua chamada "operação militar especial" na Ucrânia em 24 de fevereiro.

Em meados deste mês, o Ministério da Defesa russo alertou que aumentará o número e a escala de ataques com mísseis contra alvos na capital ucraniana em resposta a qualquer ataque terrorista ou ato de sabotagem em território russo pelo "regime nacionalista" de Kiev.

O último ataque de foguete russo contra Kiev ocorreu na quinta-feira, durante a visita do secretário-geral da ONU, António Guterres, segundo o autarca da capital, Vitali Klitchko.

Klitchko declarou que dois mísseis de cruzeiro atingiram a cidade, um deles num prédio de apartamentos. Segundo as autoridades ucranianas, pelo menos 10 pessoas ficaram feridas.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro, desencadeando uma guerra que provocou um número de baixas civis e militares ainda por determinar.

A ONU confirmou na quarta-feira que pelo menos 2.787 civis morreram e 3.152 ficaram feridos, mas manteve o alerta para a probabilidade de os números serem consideravelmente superiores.

O conflito levou mais de 5,3 milhões de pessoas a fugir da Ucrânia, na pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Leia Também: "Não testem a nossa paciência". Rússia avisa sobre envio de armas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório