Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Pelo menos 10 feridos e um morto em ataques a Kyiv

O presidente da Câmara de Kyiv, Vitali Klitschko, esclareceu que as explosões tinham atingido o bairro de Shevchenko, no centro da cidade.

Pelo menos 10 feridos e um morto em ataques a Kyiv
Notícias ao Minuto

09:34 - 29/04/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia/Ucrânia

A Rússia disparou dois mísseis contra a capital ucraniana, Kyiv, na quinta-feira, tendo um deles atingido os andares inferiores de um edifício residencial de 25 andares. O ataque originou, pelo menos, 10 feridos e um morto, adiantaram as autoridades ucranianas.

O presidente da Câmara de Kyiv, Vitali Klitschko, esclareceu que as explosões tinham atingido o bairro de Shevchenko, no centro da cidade, tendo sido ainda encontrado um corpo entre os escombros.

"Equipas de salvamento continuam a inspecionar e a desmantelar os escombros de um edifício residencial no distrito de Shevchenkivskyi, atingido por um míssil ontem, e acabam de encontrar o corpo de um morto", referiu o autarca numa publicação no Telegram.

Os ataques decorreram precisamente no dia em que António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), se deslocou à capital ucraniana para se reunir com o presidente do país, Volodymyr Zelensky.

Guterres chegou à Ucrânia na noite de quarta-feira, após uma visita a Moscovo na terça-feira, onde se reuniu com o Presidente russo, Vladimir Putin - a quem pediu que trabalhe com a ONU para permitir a retirada de civis de áreas bombardeadas, principalmente no leste e sul da Ucrânia, onde a Rússia tem vindo a concentrar a sua ofensiva.

Nesta sua primeira visita à Ucrânia desde o início da invasão russa, que começou a 24 de fevereiro, António Guterres reuniu-se durante a tarde de quinta-feira com Voodymyr Zelensky, tendo ainda visitado Borodianka, nos arredores da capital ucraniana, e também as localidades de Bucha e Irpin.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro, desencadeando uma guerra que provocou um número de baixas civis e militares ainda por determinar. A ONU confirmou na quarta-feira que pelo menos 2.787 civis morreram e 3.152 ficaram feridos, mas manteve o alerta para a probabilidade de os números serem consideravelmente superiores.

Leia Também: Ucrânia. Rússia denuncia ataque ucraniano contra posto de fronteira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório