Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

NATO está preparada para apoiar Ucrânia a "longo prazo", diz Stoltenberg

O secretário-geral da organização reiterou que este conflito poderia durar anos.

NATO está preparada para apoiar Ucrânia a "longo prazo", diz Stoltenberg
Notícias ao Minuto

18:05 - 28/04/22 por Teresa Banha

Mundo NATO

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) garantiu, esta quinta-feira, que a entidade estava preparada para apoiar a Ucrânia no âmbito do atual conflito durante os próximos anos.

"Precisamos de estar preparados para o longo prazo", disse, acrescentando que há a "possibilidade de que esta guerra se arraste e dure anos".

À margem de uma conferência, em Bruxelas, Jens Stoltenberg disse que este apoio também se alargava à atualização do armamento que a Ucrânia tinha, ou seja, na substituição das armas da era Soviética para as armas mais modernas.

O responsável reiterou ainda que, a partir de sanções económicas e ajuda militar, a NATO iria continuar a  exercer pressão ao presidente da Rússia para que este terminasse a invasão na Ucrânia.

A maior parte das armas que têm sido enviadas à Ucrânia fazem parte do espólio da era soviética que os países do leste europeu têm armazenados, no entanto, os Estados Unidos e outros aliados da Ucrânia começam agora a enviar a armamento moderno.

Segundo os dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, a guerra na Ucrânia já fez mais de 2.700 mortos entre a população civil, mas a ONU alerta que o número real de mortos poderá ser muito superior depois de contabilizadas as baixas em cidades sitiadas e controladas pelos russos.

Leia Também: Ucrânia. ONU preocupada com segurança na maior central da Europa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório