Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 22º

Suécia. Parque da embaixada da Rússia passa a 'Lugar da Ucrânia Livre'

O objetivo é mostrar “a solidariedade de Estocolmo para com o povo ucraniano”.

Suécia. Parque da embaixada da Rússia passa a 'Lugar da Ucrânia Livre'
Notícias ao Minuto

12:16 - 29/04/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

A Suécia irá renomear parte do Mariebergspark, um parque localizado nas imediações da embaixada da Rússia na capital, para ‘Fria Ukrainas plats’ [Lugar da Ucrânia Livre]. O objetivo é mostrar “a solidariedade de Estocolmo para com o povo ucraniano”.

Na rede social Facebook, a autarca de Estocolmo, Anna König Jerlmyr, revelou que a medida foi aprovada na quinta-feira pelo departamento de planeamento da cidade.

“O nome, que se deve à invasão da Ucrânia pela Rússia, torna-se um símbolo duradouro da solidariedade de Estocolmo para com o povo ucraniano e uma marca importante contra as ações do regime russo”, afirmou a autarca. 

A decisão da Suécia segue os exemplos de outros países para mostrar apoio à Ucrânia. A título de exemplo, a capital da Letónia, Riga, mudou o nome onde se situa a embaixada russa para ‘Rua da Ucrânia Independente’. Já a vizinha Vilnius, na Lituânia, optou por renomear a rua para ‘Rua Heróis da Ucrânia’.

Ao 65.º dia da invasão russa da Ucrânia, quase três mil civis morreram, segundo dados apurados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

Leia Também: AO MINUTO: Donbass é "objetivo principal"; Rússia confirma ataque a Kyiv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório