Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Tribunal de Moscovo ordena detenção do irmão de Alexei Navalny

Um tribunal de Moscovo ordenou hoje a prisão do irmão do principal opositor do Kremlin, Alexei Navalny, Oleg, caso que os seus apoiantes consideram ser devido a perseguição política.

Tribunal de Moscovo ordena detenção do irmão de Alexei Navalny
Notícias ao Minuto

21:40 - 18/02/22 por Lusa

Mundo Alexei Navalny

A sentença foi pronunciada com o réu ausente. As autoridades ignoram onde está Oleg Navalny, suspeitando que se tenha exilado no estrangeiro.

Em agosto de 2021, Oleg Navalny foi condenado a um ano de prisão, com pena suspensa, por violação das normas sanitárias ligadas à pandemia do novo coronavirus, depois de ter apelado aos russos para se manifestar pela libertação do seu irmão Alexei, detido há mais de um ano.

Constatando que não tinha aparecido junto das autoridades penitenciárias, como lhe era exigido, o tribunal decidiu passar a pena a efetiva, disse na rede social Twitter o seu advogado Nikos Paraskevov.

Segundo meios locais, que citam o presidente do tribunal, em declarações de hoje, Oleg Navalny viajou para Chipre em setembro e não há notícias do seu regresso à Federação Russa.

Oleg sempre apoiou o seu irmão Alexei na sua oposição ao Kremlin.

Ele próprio já chegou a estar preso. Em 2014, Oleg e Alexei foram condenados em um caso que envolveu a socidade de cosméticos francesa Yves Rocher e uma empresa dirigida pelos irmãos Navalny.

Na ocasião, Alexei foi condenado a pena suspensa, mas Oleg cumpriu na íntegra os três anos e meio a que foi condenado, até à sua libertação em junho de 2018.

Alexei Navalny acusou sempre os dirigentes de Moscovo de quererem fazer do seu irmão um "refém", para travar a sua atividade política.

O próprio Alexei Navalny está preso desde o início de 2021, depois de regressar da Alemanha, onde esteve em tratamento após um envenenamento que atribuiu ao Kremlin.

Na ocasião, Oleg disse que tinha jurado aos seus filhos que nunca iria permitir que vivessem em um "Estado policial", onde "as pessoas são enviadas para a prisão por terem defendido a verdade".

Desde então, Oleg tem exigido incansavelmente a libertação do seu irmão.

Alexei Navalny continua detido e arrisca ser condenado a uma nova pena de 10 anos, depois da abertura de um novo processo contra si.

Leia Também: Tribunal russo iniciou o novo processo contra Alexei Navalny

Recomendados para si

;
Campo obrigatório