Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Israel rejeitou 35% dos pedidos de cristãos para sair da Faixa de Gaza

A comunidade cristã na Faixa de Gaza denunciou hoje que Israel rejeitou mais de um terço das autorizações solicitadas pelos residentes do enclave para passar o Natal em Jerusalém, Belém ou Jordânia, incluindo de crianças, mulheres e idosos.

Israel rejeitou 35% dos pedidos de cristãos para sair da Faixa de Gaza
Notícias ao Minuto

17:16 - 28/12/21 por Lusa

Mundo Israel

Kamal Ayad, porta-voz da comunidade cristã naquele território palestiniano controlado pelo movimento islâmico Hamas, indicou que 254 dos 722 cristãos que pediram licenças a Israel receberam respostas negativas "por razões de segurança" e disse não compreender as razões da decisão.

Os 468 cristãos aos quais foi concedida autorização são menos do que os 700 que Israel havia garantido que poderiam celebrar o Natal em Jerusalém, Belém ou Jordânia, segundo a agência noticiosa espanhola EFE.

Em finais de novembro, o COGAT, órgão militar israelita que gere as operações civis nos territórios palestinianos, comunicou que 500 habitantes da Faixa de Gaza poderiam visitar as suas famílias em Jerusalém oriental ou na Cisjordânia ocupada, enquanto outros 200 poderiam viajar para o estrangeiro via Jordânia, números semelhantes aos dos últimos anos.

Gaza conta com uma pequena comunidade cristã indígena de cerca de 900 pessoas, na sua maioria observadores do rito ortodoxo grego, embora alguns sejam católicos.

Israel tem mantido um bloqueio terrestre, marítimo e aéreo à Faixa de Gaza desde 2007, quando o Hamas assumiu o poder do território, medida que reduziu muito significativamente as capacidades de movimento dos mais de dois milhões de habitantes do enclave.

Leia Também: Primeiro-ministro de Israel diz não se opor a um "bom" acordo com Irão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório