Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 20º

Rússia envia seis aviões de combate para a Bielorrússia

A Rússia enviou seis aviões de combate Su-27 e três aviões de transporte para a Bielorrússia, para missões que incluem reconhecimento e espionagem aérea, anunciou hoje o Ministério da Defesa russo.

Rússia envia seis aviões de combate para a Bielorrússia
Notícias ao Minuto

19:50 - 13/03/14 por Lusa

Mundo Missões

"As tripulações dos aviões de combate russos farão, juntamente com os seus colegas da Bielorrússia, a vigilância do espaço aéreo" do país vizinho da Rússia e da Ucrânia, "em missões de defesa e espionagem aérea", refere um comunicado do ministério russo.

Os nove aviões ficarão baseados no aeroporto militar de Bobruisk, na região de Mogiliov, fronteiriça com a Rússia

Um porta-voz do Ministério da Defesa da Bielorrússia adiantou, citado por agências internacionais, que "caso continue a crescer a presença de tropas [estrangeiras] nos Estados que fazem fronteira com a República da Bielorrússia serão tomadas as medidas correspondentes em território bielorrusso".

O estacionamento de aviões russos foi proposto na quarta-feira pelo próprio Presidente da Bielorrússia, Alexandr Lukashenko - classificado pelos Estados Unidos como o "último ditador" da Europa -, como medida contra a crescente presença militar da NATO nos países vizinhos.

Para além da Rússia e da Ucrânia - onde a crise política ganhou contornos militares na península da Crimeia, ocupada 'de facto' por forças russas -, a Bielorrússia tem fronteiras com os países membros da NATO Letónia, Lituânia e Polónia, onde poderão vir a ser instalados componentes do futuro escudo antimísseis dos Estados Unidos.

As forças armadas russas têm intensificado nos últimos dias manobras militares em regiões fronteiriças com a Ucrânia, que pediu hoje à ONU um debate urgente sobre a intervenção militar russa na Crimeia, que Kiev está a considerar como uma "anexação de facto".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório