Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Presidente do Kosovo ordena a expulsão de dois diplomatas russos

O Kosovo ordenou a expulsão de dois diplomatas russos por alegadamente "colocarem em perigo a segurança nacional", disse hoje a Presidente do país dos Balcãs, acusando a Rússia de tentar desestabilizar a região.

Presidente do Kosovo ordena a expulsão de dois diplomatas russos
Notícias ao Minuto

17:54 - 22/10/21 por Lusa

Mundo Kosovo

Vjosa Osmani indicou em comunicado ter pedido ao Ministério dos Negócios Estrangeiros que "declarasse dois funcionários Gabinete de Ligação da Federação Russa no Kosovo 'persona non grata'".

A chefe de Estado atribuiu a decisão às alegadas "atividades nocivas que arriscam pôr em perigo a segurança nacional e a ordem constitucional" do Kosovo, sem fornecer mais detalhes.

Segundo Osmani, o Ministério dos Negócios Estrangeiros "notificou as instituições de aplicação de lei e as autoridades relevantes" para a implementação desta decisão.

A declaração da Presidente acrescenta que o Kosovo está "determinado a lutar contra a influência maligna [da Rússia] e dos seus aliados na região", as quais, considerou: "visam minar as nossas conquistas, e as dos Estados Unidos, da Nato e da União Europeia".

Além disso, acrescentou que Pristina vai "continuar a cooperar estreitamente com os aliados norte-americanos e europeus para impedir tentativas de que o Kosovo e países vizinhos se tornarem presas das ambições [russas] de desestabilizar" aquela região.

O Kosovo era uma província sérvia antes de declarar independência em 2008, após os combates de 1998-1999 entre as tropas sérvias e os separatistas de etnia albanesa, que terminaram após uma campanha aérea da NATO contra as forças sérvias.

A Sérvia e o seu aliado próximo, a Rússia, não reconheceram a independência kosovar.

Leia Também: Sérvia e Kosovo assinam acordo para reduzir a tensão nas suas fronteiras

Recomendados para si

;
Campo obrigatório