Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Sérvia e Kosovo assinam acordo para reduzir a tensão nas suas fronteiras

Kosovo e Sérvia chegaram a acordo para reduzir a tensão nas suas fronteiras, que inclui a retirada das forças especiais da polícia Kosovar e o fim dos protestos da população sérvia, anunciou hoje a União Europeia (UE).

Sérvia e Kosovo assinam acordo para reduzir a tensão nas suas fronteiras
Notícias ao Minuto

13:16 - 30/09/21 por Lusa

Mundo fronteiras

O acordo - fechado hoje em Bruxelas sob mediação da UE - começa a valer a partir de sábado e inclui um mecanismo para facilitar a passagem de automóveis com matrículas sérvias e kosovares para o outro lado da fronteira.

A nova crise foi desencadeada no dia 20, quando o Kosovo proibiu a entrada de veículos com matrícula sérvia em retaliação a uma medida semelhante aplicada pela Sérvia.

O enviado especial da UE para o diálogo entre Pristina e Belgrado, Miroslav Lajcak, explicou na sua conta na rede social Twitter que o acordo de redução de tensões, conseguido após dois dias de intensas reuniões, também inclui recomendações sobre o futuro da região.

"Temos um acordo! Após dois dias de negociações intensas, um acordo para a redução da escalada de tensões e sobre o caminho a seguir acaba de ser concluído", escreveu Lajcak.

A presidente da Comissão Europeia (CE), Ursula von der Leyen, já tinha saudado as tentativas de encontrar uma "solução amigável e sustentável" para a crise entre a Sérvia e a sua antiga província do Kosovo.

Com o acordo agora obtido, os dois lados concordaram que as tropas da Kfor, a missão da NATO que garante a paz em Kosovo, serão posicionadas nas passagens de fronteira de Jarinje e de Brnjak, por duas semanas, para "manter um ambiente seguro e liberdade de movimento".

Além disso, os veículos dos dois países manterão o sistema de matrícula provisória que devem montar ao passar de um lado para o outro da fronteira, com caráter provisório.

Um grupo de trabalho no qual estarão representados Kosovo, Sérvia e UE apresentará nos próximos seis meses uma proposta para encontrar uma solução definitiva para o problema das matrículas, diz o documento divulgado por Lajcak.

Leia Também: Rússia exorta NATO e UE a pressionarem Kosovo para acalmar tensões

Recomendados para si

;
Campo obrigatório