Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Putin espera que Paralímpicos possam "arrefecer as tensões"

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou hoje que espera que os Jogos Paralímpicos de Inverno de Sochi2014 possam "arrefecer as tensões" entre a Ucrânia e a Rússia, agravadas pela crise na Crimeia.

Putin espera que Paralímpicos possam "arrefecer as tensões"
Notícias ao Minuto

17:00 - 07/03/14 por Lusa

Mundo Sochi

"Espero que os Jogos Paralímpicos possam arrefecer um pouco as tensões em torno da Ucrânia", disse Putin ao presidente do Comité Paralímpico Internacional (CPI), Philip Craven, no decorrer de uma visita à cidade que alberga os Jogos, na costa do Mar Negro.

A poucas horas da cerimónia de abertura dos Jogos Paralímpicos, hoje à noite, a delegação ucraniana anunciou que não iria boicotar o evento, mas expressou publicamente o seu descontentamento com a tensão diplomática entre os dois países por causa da Crimeia (território ucraniano, mas de alto valor geoestratégico para os russos).

O CPI reagiu com alívio à decisão da Ucrânia de participar nos jogos.

"Estamos encantados com a decisão da Ucrânia, uma vez que queremos que o Desporto prevaleça e que todas as equipas possam competir. Durante toda a semana, o CPI tem estado a trabalhar de perto com o Comité Paralímpico da Ucrânia, num esforço para os manter aqui em Sochi", declarou Craven em comunicado.

O presidente Putin estará na cerimónia de abertura dos Jogos, mas vários paises - entre os quais o Reino Unido, a França e os Estados Unidos, recusaram enviar delegações políticas.

No centro da tensão está a possibilidade de Moscovo anexar - através da força militar - a Crimeia, território onde maioritariamente se fala russo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório