Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 20º

Começa julgamento de homem com 100 anos por crimes nazis na Alemanha

Será a pessoa mais velha a ser julgada por crimes nazis na Alemanha. Está acusado de cumplicidade no extermínio judeu.

Começa julgamento de homem com 100 anos por crimes nazis na Alemanha
Notícias ao Minuto

09:17 - 07/10/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Segunda Guerra Mundial

Um ex-guarda do campo de concentração de Sachsenhausen, perto de Berlim, na Alemanha, com 100 anos de idade, vai tornar-se a pessoa mais velha a ser julgada por crimes da era nazi quando for, esta quinta-feira, presente a tribunal acusado de cumplicidade no extermínio judeu.

O suspeito, identificado apenas como Josef S, é acusado de "intencionalmente e voluntariamente" auxiliar no assassinato de 3.518 prisioneiros, entre 1942 e 1945. As alegações contra si incluem ajudar e encorajar a "execução por fuzilamento de prisioneiros de guerra soviéticos em 1942" e matar prisioneiros com recurso ao "gás venenoso Zyklon B".

O homem tinha 21 anos quando se tornou guarda em Sachsenhausen, em 1942. Agora, já centenário e, apesar da idade avançada, uma avaliação médica em agosto concluiu que Josef S estava apto a ser julgado, embora as audiências no tribunal de Neuruppin sejam limitadas a algumas horas por dia. O processo está previsto durar até o início de janeiro.

Os procuradores alemães estão numa luta contra o tempo para tentar levar os últimos perpetradores nazis ainda sobreviventes à justiça e, nos últimos anos, cada vez mais se concentraram em funcionários de escalão inferior.

Há dez anos, a condenação do ex-guarda da SS John Demjanjuk abriu um precedente que permitiu acusar pessoas por auxílio e cumplicidade. Até então, a participação direta na morte tinha de ser comprovada.

Leia Também: Revelados mais de 150 nomes de nazis envolvidos no massacre de Babi Yar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório