Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 19º

Nova Orleães fica 'às escuras' por causa do furacão Ida

Pelo menos uma pessoa morreu na sequência do furacão Ida, que provocou neste domingo um 'apagão' em toda a cidade norte-americana de Nova Orleães, horas depois da tempestade considerada de "extremamente perigosa" ter atingido terra, segundo fontes oficiais.

Notícias ao Minuto

06:11 - 30/08/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Apagão

O Gabinete de Segurança Interna e Preparação de Emergência da cidade indicou na rede social Twitter que a empresa de energia Entergy confirmou que Nova Orleães está sem energia elétrica, e que a única fonte de energia provém de geradores.

A morte do homem, na casa dos 50 anos, ocorreu na freguesia de Ascension, depois que uma árvore ter caído em sua casa, segundo autoridades.

O furacão Ida tocou terra no Louisiana pouco depois do meio-dia de domingo (17h00 em Lisboa), com ventos até aos 240 quilómetros/hora, anunciaram os serviços meteorológicos norte-americanos.

O furacão atingiu terra perto de Fort Fourchon, a sul de Nova Orleães, 16 anos depois de o furacão Katrina ter devastado esta região do sul dos Estados Unidos, provocando mais de 1.800 mortos.

O furacão Ida atingiu a categoria 4, com as autoridades norte-americanas a recearem um efeito devastador, o que as levou a procurar assegurar abrigos para as populações deslocadas.

O Ida registou já ventos de cerca de 280 km/h, quando a tempestade estava concentrada a cerca de 280 quilómetros a sudeste da costa de Houma, no Louisiana.

Os hospitais de Nova Orleães enfrentam a tempestade já com as camas quase em lotação máxima devido à pandemia da Covid-19, existindo o receio de que os abrigos para aqueles que fogem ao Ida possam representar um risco adicional para novas infeções.

[Notícia atualizada às 07h48]

Leia Também: Ida em Louisiana: 285 mil sem eletricidade e todos os voos cancelados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório