Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Polestar consegue carregar elétrico em apenas 10 minutos

Protótipo Polestar 5 registou um pico de carregamento de 370 kW de potência.

Polestar consegue carregar elétrico em apenas 10 minutos
Notícias ao Minuto

08:34 - 30/04/24 por Notícias ao Minuto

Auto Polestar

A Polestar e a StoreDot, pioneira em baterias de carregamento rápido, demonstraram com sucesso a implementação da tecnologia Extreme Fast Charging (XFC) da StoreDot pela primeira vez num automóvel.

No teste foi utilizado um protótipo Polestar 5, que carregou dos 10 aos 80% em apenas 10 minutos. O protótipo registou uma taxa de carga consistente, começando em 310 kW e subindo até um pico superior a 370 kW no final do carregamento. 

Esta demonstração pioneira a nível mundial utilizou células de silício - em vez de células individuais num ambiente de laboratório. O conjunto de baterias de 77 kWh - que tem potencial para ser aumentado para, pelo menos, 100 kWh - poderia acrescentar 320 km de autonomia a um automóvel elétrico de média dimensão em 10 minutos. 

"O tempo é um dos maiores luxos da vida e, como fabricante de automóveis elétricos de luxo, temos de dar o próximo passo para resolver um dos maiores obstáculos à aquisição de veículos elétricos - a ansiedade do carregamento. Com esta nova tecnologia, nas viagens mais longas, quando os condutores pararem, poderão passar voltar à estrada mais rapidamente do que nunca. De facto, esse tempo de paragem será mais semelhante ao que se passa atualmente com um modelo a gasolina", afirmou Thomas Ingenlath, CEO da Polestar.

De referir que o teste da marca sueca de elétricos prova que a tecnologia XFC funciona com a atual infraestrutura de carregamento DC, que continua a apresentar mais carregadores DC de elevada potência de 350 kW ou superiores.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório