Meteorologia

  • 21 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 24º

Facebook e Instagram são alvo de nova investigação da União Europeia

A empresa será investigada em relação à forma como lida com desinformação durante os processos eleitorais.

Facebook e Instagram são alvo de nova investigação da União Europeia
Notícias ao Minuto

08:49 - 30/04/24 por Miguel Patinha Dias

Tech Meta

A Comissão Europeia confirmou que, tal como começou por avançar o The Guardian, decidiu avançar com uma nova investigação tendo como alvo a Meta e a forma como lida com conteúdos relacionados com eleições nas respetivas redes sociais.

De acordo com as informações reveladas pela União Europeia, a investigação acontece no âmbito da Lei dos Serviços Digitais e foi motivada por suspeitas do organismo europeia de que os esforços de moderação das plataformas da Meta não estão a ser suficientes para para impedir riscos "aos processos eleitorais e direitos fundamentais" dos cidadãos europeus".

"Suspeitamos que a moderação da Meta é insuficiente, que lhe falta transparência nos processos de moderação de anúncios e conteúdos", afirmou a Comissária da União Europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager.

Ao mesmo tempo, a investigação destina-se a garantir que "são tomadas as devidas iniciativas para prevenir que as vulnerabilidades do Facebook e Instagram sejam exploradas por interferência estrangeira".

A Meta não comentou diretamente esta investigação, indicando apenas que a empresa conta com "um processo sólido para identificar e mitigar riscos nas plataformas". Mais ainda, a gigante tecnológica indica que continua disponível para "continuar a cooperar com a Comissão Europeia e providenciar mais detalhes sobre este trabalho".

[Notícia atualizada às 11:45]

Leia Também: Argumentista de 'A Rede Social' quer lançar novo filme sobre o Facebook

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório