Começou esta sexta-feira a primeira edição dos Jogos Mundiais de Robôs Humanoides em Pequim, na China. A competição conta com mais de 500 robôs de 280 equipas de 16 países, incluindo os Estados Unidos, a Alemanha e o Japão.
Os robôs, feitos à imagem do ser humano, competem em diferentes categorias, por exemplo, em futebol, atletismo e até mesmo boxe.
Num vídeo publicado nas redes sociais, e que pode ver na nossa galeria acima, pode ver uma corrida entre quatro robôs, que termina com um vencedor claro. Pelo caminho, fica uma outra máquina, que, de certa forma, ‘desistiu’ da corrida, e, no fim do vídeo, aparece deitada de barriga para baixo na pista.
O mais provável é ter sofrido uma pequena avaria durante a corrida - uma situação que não está a ser incomum nos jogos. Num outro vídeo partilhado no X, um robô a correr ‘atropela’ uma pessoa, atirando-a ao chão. O homem em questão levanta-se pouco depois, aparentando ter ficado bem.
Unitree wins first place at the inaugural world humanoid robot games.pic.twitter.com/RxGyb33igS
— Space and Technology (@spaceandtech_) August 15, 2025
Na cerimónia de abertura dos jogos, na quinta-feira, os robôs fizeram mortais, dançaram hip-hop, fizeram uma demonstrações de artes marciais e até tocaram piano, guitarra e bateria.
O evento, segundo os organizadores, serve exatamente para experimentar e aprimorar as tecnologias de robótica atuais, testando a capacidade dos robôs de tomarem decisões, as suas capacidades motoras e os próprios controlos das máquinas - tudo de forma a consolidar o investimento chinês no setor, para chegar à liderança do mercado global. O governo de Pequim tem atualmente o objetivo de construir uma indústria mundial de robôs humanoides até 2027.
Os jogos duram três dias e, portanto, terminam no domingo. Os bilhetes vendidos ao público variam entre os 180 e os 580 yuan, ou seja entre os 21 e os 69 euros.
Leia Também: Uma selfie com talento nacional. João Baião e CR7 têm encontro inesperado