Procurar

Sora já é um sucesso, mas também pode ser 'dor de cabeça' para a OpenAI

O número de downloads da Sora na primeira semana é muito semelhante ao que se verificou com o ChatGPT no final de 2022. Este sucesso pode representar problemas para a empresa no que diz respeito a direitos de autor.

Sora já é um sucesso, mas também pode ser 'dor de cabeça' para a OpenAI

© Getty Images

Miguel Patinha Dias
09/10/2025 09:25 ‧ há 7 horas por Miguel Patinha Dias

A OpenAI lançou recentemente a Sora, uma nova app que permite aos utilizadores gerarem vídeos recorrendo a Inteligência Artificial para depois partilhá-los com os amigos e seguidores na mesma plataforma.

 

A app está presente apenas nos EUA e Canadá e pode ser usada somente por utilizadores de iPhone. Infelizmente, nem todos os que tenham um telemóvel da Apple e estejam na América da Norte podem usar a Sora, uma vez que está em vigor um sistema de convites devido ao lançamento gradual da Sora.

Mesmo com todas estas limitações, a Sora verificou um lançamento com sucesso equiparável ao do ChatGPT no final de 2022.

Sora, o 'ChatGPT para vídeos', é a app gratuita mais popular nos EUA

Sora, o 'ChatGPT para vídeos', é a app gratuita mais popular nos EUA

A Sora é a mais recente aplicação da OpenAI e permite criar vídeos com Inteligência Artificial apenas com descrições de texto. A aplicação já está à frente do ChatGPT e do Gemini na App Store dos EUA.

Miguel Patinha Dias | 21:00 - 06/10/2025

De acordo com dados partilhados pelo site AppFigures, a Sora teve 627 mil downloads nos primeiros sete dias em que esteve disponível - ligeiramente mais do que os do ChatGPT em sistema iOS que ficaram nos 606 mil downloads. No entanto, é importante mencionar que, quando foi lançado, o ChatGPT começou por estar disponível apenas nos EUA.

Sora viola direitos de autor?

Os primeiros dias em que a Sora esteve disponível ficaram marcados por partilhas de centenas de vídeos onde, além de ficar evidente a grande evolução do modelo de Inteligência Artificial da OpenAI, também ficou claro que a empresa pode ter um problema com violação de direitos de autor.

Acontece que, nos vídeos criados e partilhados pelas pessoas com acesso à Sora, é possível ver múltiplas personagens conhecidas do mundo da televisão, do cinema e dos videojogos - o que pode criar um problema no que diz respeito a violação de direitos de autor com esta ferramenta de Inteligência Artificial.

ChatGPT é usado por 800 milhões de pessoas por semana

ChatGPT é usado por 800 milhões de pessoas por semana

O cofundador e CEO da OpenAI, Sam Altman, fez o anúncio durante a conferência de abertura do evento Dev Day da empresa. O ChatGPT é uma das ferramentas de Inteligência Artificial mais populares desde que foi lançada no final de 2022.

Miguel Patinha Dias com Lusa | 08:14 - 07/10/2025

O cofundador e CEO da OpenAI, Sam Altman, falou sobre o assunto recentemente durante o evento anual DevDay da empresa e afirmou que não esperava esta tendência.

“Obviamente estamos preocupados com os detentores de direitos de autor e com as pessoas”, notou Altman, adiantando também que serão integrados mais controlos. “Queremos desenvolver estes controlos adicionais, mas achamos que veremos muito mais conteúdos ficarem disponíveis com restrições em relação ao que podem ou não fazer”.

Leia Também: ChatGPT vai permitir-lhe 'conversar' com as suas apps favoritas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10