A OpenAI decidiu começar a semana com o seu Dev Day, o evento anual da empresa onde foram anunciadas algumas novidades dignas de nota. Além da informação de que o ChatGPT já é usado por mais de 800 milhões de pessoas todas as semanas, a OpenAI também anunciou que os developers poderão desenvolver apps diretamente na ferramenta de Inteligência Artificial.
Mais ainda, a OpenAI anunciou que, a partir desta segunda-feira, dia 6 de outubro, os utilizadores do ChatGPT poderão interagir diretamente com apps como a Booking, o Spotify, o Coursera, o Canva, entre outras. Esta possibilidade estará disponível para todos os utilizadores do ChatGPT, sejam eles subscritores ou não do serviço.
Com esta novidade, os utilizadores poderão fazer pedidos a apps específicas sem saírem do ChatGPT, seja para o Spotify apresentar músicas ou para o Coursera o ajudar a aprender um tema do seu interesse. Para tal, os utilizadores só terão de mencionar a app (compatível) quando interagirem com o ChatGPT
A parte mais interessante deste anúncio é o facto de a OpenAI indicar que começará a aceitar propostas de aplicações para avaliar e disponibilizar diretamente através do ChatGPT, o que indicam que a ferramenta de Inteligência Artificial se tornará um ecossistema próprio e poderá rivalizar com o Android da Google e o iOS da Apple.
“Queremos que o ChatGPT seja uma boa forma de as pessoas progredirem, sejam mais produtivas, inovadoras, que aprendam mais rapidamente, que façam melhor o que quer que queiram fazer nas suas vidas”, afirmou o cofundador e CEO Sam Altman durante a apresentação. “[As apps dentro do ChatGPT] vão permitir uma nova geração de apps que são interativas, adaptativas e personalizadas com as quais podes conversar”.