O cofundador e CEO da OpenAI, Sam Altman, aproveitou a conferência de abertura do evento Dev Day para anunciar que o ChatGPT - uma das principais ferramentas de Inteligência Artificial da empresa - conta atualmente com 800 milhões de utilizadores semanais ativos.
“Hoje em dia, 4 milhões de developers programam com a OpenAI. Mais de 800 milhões de pessoas usam o ChatGPT todas as semanas e processamos mais de 6 mil milhões de ‘tokens’ por minuto na API”, anunciou Altman. “Graças a todos vocês, a Inteligência Artificial passou de ser uma coisa com que as pessoas brincam para algo com que as pessoas constroem”.
Este Dev Day acontece numa altura em que a OpenAI anda a fazer sucesso com uma nova app de Inteligência Artificial - a Sora - que, apesar de só se encontrar disponível para iPhones e apenas nos EUA e Canadá mediante convite, já é a aplicação gratuita com mais downloads na App Store da Apple na América do Norte.
Entretanto, a OpenAI espera manter o bom momento nos próximos e, para tal, já garantiu a AMD como sua fornecedora de ‘chips’ para treinar os seus modelos de Inteligência Artificial.
OpenAI une-se à AMD
O acordo anunciado pela fabricante de semicondutores AMD e a OpenAI indicam que as duas empresas trabalharão em conjunto na construção de infraestruturas de Inteligência Artificial (IA)
De acordo com um comunicado, citado pela agência Associated Press (AP), a AMD fornecerá à OpenAI a versão mais recente dos seus 'chips' gráficos de alto desempenho, com lançamento previsto para o próximo ano.
O acordo prevê o fornecimento de seis 'gigawatts' de potência de computação para a infraestrutura de IA de "próxima geração" da OpenAI, com o primeiro a entrar em funcionamento no segundo semestre de 2026.
A AMD também emitiu à OpenAI um 'warrant' (título de garantia) que permite à empresa de IA comprar até 160 milhões de ações ordinárias da AMD, o que equivale a cerca de 10% da empresa.
Este acordo será exercido com base em dois marcos relacionados com a quantidade de poder computacional implantado.
"Esta parceria é um passo importante na construção da capacidade computacional necessária para realizar todo o potencial da IA", afirmou o presidente executivo (CEO) da OpenAI, Sam Altman, em comunicado.
"A liderança da AMD em 'chips' de alto desempenho irá permitir acelerar o progresso e levar os benefícios da IA avançada a todos mais rapidamente", acrescentou.
A parceria é um impulso para a AMD, sediada em Santa Clara, na Califórnia (EUA), que ficou para trás em relação à rival Nvidia.
Segundo a agência AP, o desenvolvimento da IA impulsionou a procura pelos 'chips' de processamento gráfico da Nvidia, fazendo as suas ações dispararem e tornando-a a empresa mais valiosa no mundo.
Leia Também: OpenAI reformula política de direitos de autor em sistema de vídeo com IA