A OpenAI lançou na semana passada a Sora, uma nova app que funciona tanto como uma rede social como uma plataforma para criar vídeos recorrendo a Inteligência Artificial.
A Sora foi disponibilizada apenas nos EUA e Canadá e, apesar de estar disponível apenas para iPhone e mediante convite, não demorou a tornar-se uma das mais populares da loja virtual de aplicações da Apple.
Como conta o site Digital Trends que a Sora ascendeu ao primeiro lugar das aplicações gratuitas, ficando até à frente do ChatGPT (também da OpenAI) e do Gemini da Google. Diz o site AppFigures que, no primeiro dia em que esteve disponível, a Sora conseguiu 56 mil downloads e, no segundo dia, este número foi até aos 108 mil downloads.
Serve notar que a Sora é uma aplicação exclusivamente dedicada a vídeos de Inteligência Artificial, os quais podem ser criados por via de descrições de texto e posteriormente partilhados com os outros utilizadores da plataforma. Além disso, os utilizadores podem também usar a sua aparência nos respectivos vídeos, tal como a de outras pessoas na Sora desde que estes tenham dado o devido consentimento.
Serve notar que a Sora ainda não tem previsão de lançamento no Android ou em outros territórios além dos já referidos. No entanto, a OpenAI já indicou que pretende lançar gradualmente a Sora em outras regiões e que a versão para telemóveis com sistema operativo da Google já está em desenvolvimento.
Leia Também: OpenAI pode ver-se obrigada a adiar lançamento de primeiro dispositivo