Procurar

OpenAI 'recruta' AMD para desenvolver infraestrutura de IA

A fabricante de semicondutores AMD fornecerá os seus 'chips' à OpenAI, fabricante do ChatGPT, como parte de um acordo para trabalhar em conjunto na construção de infraestruturas de Inteligência Artificial (IA), anunciaram hoje as empresas.

OpenAI 'recruta' AMD para desenvolver infraestrutura de IA

© Shutterstock

Lusa
06/10/2025 14:02 ‧ há 11 horas por Lusa

De acordo com um comunicado, citado pela agência Associated Press (AP), a AMD fornecerá à OpenAI a versão mais recente dos seus 'chips' gráficos de alto desempenho, com lançamento previsto para o próximo ano.

 

O acordo prevê o fornecimento de seis 'gigawatts' de potência de computação para a infraestrutura de IA de "próxima geração" da OpenAI, com o primeiro a entrar em funcionamento no segundo semestre de 2026.

A AMD também emitiu à OpenAI um 'warrant' (título de garantia) que permite à empresa de IA comprar até 160 milhões de ações ordinárias da AMD, o que equivale a cerca de 10% da empresa. 

 Este acordo será exercido com base em dois marcos relacionados com a quantidade de poder computacional implantado.

"Esta parceria é um passo importante na construção da capacidade computacional necessária para realizar todo o potencial da IA", afirmou o presidente executivo (CEO) da OpenAI, Sam Altman, em comunicado.

"A liderança da AMD em 'chips' de alto desempenho irá permitir acelerar o progresso e levar os benefícios da IA avançada a todos mais rapidamente", acrescentou.

A parceria é um impulso para a AMD, sediada em Santa Clara, na Califórnia (EUA), que ficou para trás em relação à rival Nvidia.

Segundo a agência AP, o desenvolvimento da IA impulsionou a procura pelos 'chips' de processamento gráfico da Nvidia, fazendo as suas ações dispararem e tornando-a a empresa mais valiosa no mundo.

Leia Também: OpenAI reformula política de direitos de autor em sistema de vídeo com IA

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10