Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Lagarde, Juan Carlos e Rajoy em encontro sobre economia

A diretora do FMI, Christine Lagarde, o rei Juan Carlos e o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, são alguns dos participantes de um encontro que analisará, na cidade de Bilbau, a situação da economia europeia e global.

Lagarde, Juan Carlos e Rajoy em encontro sobre economia
Notícias ao Minuto

13:36 - 26/02/14 por Lusa

Mundo Bilbau

No encontro participam ainda, entre outros, o secretário-geral da OCDE, Ángel Gurría, o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, os comissários europeus da Concorrência, Joaquín Almunia, do Mercado Interno, Michel Barnier, e do Comércio, Karel de Gucht, e ainda o presidente do Banco Europeu de Investimentos, Werner Hoyer.

A 1.ª edição do "Global Forum Spain" - dedicado ao tema "Espanha, da estabilidade ao crescimento" - é organizada pelo ICEX Espanha e pelo Clube de Exportadores e Investidores espanhóis como "ponto de encontro e debate" de individualidades e responsáveis políticos, empresariais e institucionais.

Na agenda do encontro, que decorre a 3 de março no Museu Guggenheim, em Bilbau, estão temas como produtividade, competitividade e crescimento, reformas, inovação e oportunidades de investimento e de negócio.

A extensa lista de participantes inclui ainda, entre outros, os ministros espanhóis da Economia, Luis de Guindos, e da Indústria, José Manuel Sorria, o chefe do Governo basco, Iñigo Urkullu, e alguns dos principais líderes empresariais espanhóis.

Entre eles, destaque para César Alierta (Telefonica), Pablo Isla (Inditex), Francisco González (BBVA) e Ignacio Sánchez Galán (Iberdrola).

Os organizadores pretendem analisar os desafios mais prementes da economia europeia no caminho para o crescimento económico.

"A necessidade de superar definitivamente as consequências da crise financeira global superpõe-se, no caso europeu, à necessidade de adaptar os modelos de crescimento e política económica às novas condições de concorrência de um mundo sem fronteiras, caracterizado pela força da economias asiáticas e de outras economias emergentes", referem os organizadores.

"Neste contexto, a internacionalização da economia e das empresas abre caminhos para o crescimento e prosperidade. A internacionalização revelou-se essencial para reforçar a posição competitiva das empresas e, em última análise, para lançar as bases para a recuperação económica em Espanha e toda a Europa", sublinha.

"A Europa no caminho do crescimento económico sustentável", "a estabilidade e o crescimento da economia da zona do euro", financiamento de PME, a competitividade europeia, avanços e desafios da reforma, inovação e concorrência e oportunidades da globalização para as empresas europeias são alguns dos temas em debate.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório