Meteorologia

  • 22 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 22º

Dos disparos à detenção. Os vídeos que 'contam' o ataque a Robert Fico

Robert Fico, primeiro-ministro da Eslováquia, corre risco de vida após ter sido alvo de uma "tentativa de assassinato". Alertamos os leitores que os vídeos presentes neste artigo podem ferir suscetibilidades.

Dos disparos à detenção. Os vídeos que 'contam' o ataque a Robert Fico
Notícias ao Minuto

17:57 - 15/05/24 por Notícias ao Minuto

Mundo Robert Fico

Robert Fico, o primeiro-ministro da Eslováquia, de 59 anos, foi esta quarta-feira baleado num tiroteio em Handlova, a cerca de 150 quilómetros da capital, e foi levado para o hospital. 

Fico foi atingido no peito e no estômago. Uma publicação feita na página oficial do Facebook do governante adianta que este "encontra-se atualmente em risco de vida", explicando que foi "baleado várias vezes". O executivo já adjetivou o sucedido de "tentativa de assassinato".

As informações mais recentes dão conta de que foram disparados quatro a cinco tiros. Num vídeo disponibilizado pela NEXTA - um meio bielorrusso independente - é possível ver (e ouvir) o momento em que Robert Fico é atingido a tiro. Alertamos os leitores que as imagens podem ferir suscetibilidades.

Poucos momentos depois (e ainda no local do ataque), o atirador foi detido. O suspeito foi identificado pelo canal eslovaco JOJ TV como Juraj C.. Nascido em 1953, é escritor e poeta e um dos membros da Associação de Escritores Eslovacos.

Ter-se-á aproximado do primeiro-ministro, junto à Casa da Cultura, após gritar "Robo, vem aqui" no meio de uma multidão que tentava cumprimentar Fico, após uma reunião do governo.

Após o ataque, o primeiro-ministro eslovaco foi colocado dentro de um carro e posteriormente transportado de helicóptero para o Hospital Roosevelt, em Banská Bystrica.

Robert Fico terá sido atingido no "abdómen" e "no ombro e na mão". Está em risco de vida. 

Leia Também: Autor de ataque a Fico será um homem de 71 anos. O que se sabe até agora

Recomendados para si

;
Campo obrigatório