Meteorologia

  • 28 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 14º MÁX 28º

É o fim das manhãs trágicas. Cientistas desenvolvem gel anti-ressaca

Esta inovação foi desenvolvida por um grupo de investigadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça.

É o fim das manhãs trágicas. Cientistas desenvolvem gel anti-ressaca
Notícias ao Minuto

18:08 - 15/05/24 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Ressaca

Um grupo de investigadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça, deu um passo importante contra a ressaca. Os cientistas desenvolveram um gel, feito a partir de proteínas de leite e nanopartículas de ouro e ferro, capaz de proteger o corpo da intoxicação alcóolica, transferindo a metabolização do álcool do fígado para o sistema digestivo, impedindo a formação de acetaldeídos no corpo.

Os acetaldeídos são substâncias tóxicas fabricadas pelo próprio corpo durante a digestão do álcool (etanol). São responsáveis pelos sintomas da ressaca. "O gel desloca a degradação do álcool do fígado para o trato digestivo. Ao contrário de quando o álcool é metabolizado no fígado, nenhum acetaldeído prejudicial é produzido como produto intermediário" resume o cientista Raffaele Mezzenga, um dos líderes do estudo.

Leia Também: Calças já não apertam? Aposte nestes seis frutos secos anti-inflamatórios

Os resultados dos testes em ratos, publicados na revista Nature Nanotechnology, mostram que o gel conseguiu converter o álcool de forma rápida, eficiente e direta em ácido acético, que é uma substância inofensiva, antes que ele entrasse na corrente sanguínea.

Segundo os cientistas, os ratos que receberam o gel apresentaram uma intoxicação 40% menor 30 minutos após a ingestão de álcool. Cinco horas depois, o nível de álcool no sangue dos animais era 56% menor que o registado no outro grupo.

Os autores do estudo consideram que são necessários mais testes. Ainda assim, mostram-se confiantes e já solicitaram a patente do produto.

Leia Também: Especialistas apontam fatores que arruínam a nossa pele

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório