Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Justiça exige a Twitter informação sobre meios de combate a ódio 'online'

A justiça francesa ordenou hoje à empresa Twitter que apresente a associações de luta contra a discriminação, num prazo de dois meses, documentos que pormenorizem os seus meios de combate ao ódio 'online'.

Justiça exige a Twitter informação sobre meios de combate a ódio 'online'
Notícias ao Minuto

15:50 - 06/07/21 por Lusa

Tech França

Seis associações apresentaram queixa da rede social em Paris, em maio de 2020, considerando que a empresa não cumpria, "há muito e de forma persistente", as suas obrigações de moderação, e exigindo que fosse ordenada uma auditoria para, em seguida, utilizarem os respetivos resultados para instaurar um processo.

Na sua decisão, o tribunal ordenou à empresa Twitter International para transmitir, a partir de maio de 2020, "qualquer documento administrativo, contratual, técnico ou comercial relativo aos meios materiais e humanos utilizados no âmbito do serviço Twitter para combater a difusão das infrações de apologia de crimes contra a humanidade, incitação ao ódio racial, ao ódio a pessoas em virtude do seu sexo, da sua orientação ou identidade sexual, incitação à violência, nomeadamente violência sexual e sexista, bem como atentados à dignidade humana".

A empresa deverá igualmente, acrescentou o tribunal, fornecer informação pormenorizada sobre "o número, a localização, a nacionalidade, a língua das pessoas afetas ao tratamento das denúncias feitas pelos utilizadores da plataforma francesa, o número de denúncias e os critérios e o número de remoções subsequentes".

O juiz ordenou ainda à rede social que comunique "o número de informações transmitidas às autoridades públicas competentes, em particular ao ministério público".

Leia Também: Twitter suspende conta de académica que ridicularizou líder chinês

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório