Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

EUA dizem que ainda não percebem se Irão quer manter acordo nuclear

Os Estados Unidos, que estão a negociar indiretamente com o Irão para salvar o acordo nuclear de 2015, disseram hoje que ainda não sabem se Teerão deseja voltar a honrar os seus compromissos.

EUA dizem que ainda não percebem se Irão quer manter acordo nuclear
Notícias ao Minuto

20:29 - 07/06/21 por Lusa

Mundo acordo nuclear

"Ainda não sabemos se o Irão quer e está pronto para fazer o que for necessário para respeitar o acordo novamente", disse o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, durante uma audiência parlamentar em Washington.

Validado pela resolução 2231ª do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o acordo nuclear internacional iraniano foi concluído entre a República Islâmica e o chamado grupo P5 + 1 (China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha), em Viena, em 2015.

O pacto oferece a Teerão alívio das sanções internacionais em troca de garantias de que o Irão não procura adquirir armas atómicas.

Contudo, com o abandono unilateral dos Estados Unidos, pelo ex-Presidente Donald Trump, em 2018, o acordo ficou fragilizado e os países que permanecem no pacto procuram o regresso de Washington e a recuperação dos pressupostos do pacto, em negociações em Viena, que duram há dois meses.

O sucessor de Trump, Joe Biden, disse que está preparado para regressar ao acordo se o Irão voltar às restrições nucleares.

As negociações devem ser retomadas no final desta semana, mas os Estados Unidos revelam ceticismo sobre as intenções de Teerão e o regime iraniano também mostra dúvidas sobre a posição de Washington.

"Ainda não está claro se eles (Biden e Blinken) estão prontos para terminar a fracassada política de 'pressão máxima' de Trump [...] e querem parar de usar o terrorismo económico como arma para conseguirem vantagens nas negociações", escreveu na conta da rede social Twitter o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Mohammad Javad Zarif, para quem "é hora de mudar de rumo".

Zarif disse que o Irão cumpre o acordo nuclear e cita o artigo 36º desse texto, que permite que uma parte cesse a totalidade ou parte dos seus compromissos em caso de falha da outra parte.

Leia Também: Rohani assegura que "foram resolvidos" principais problemas com EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório