Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Barco da ONG Sea-Eye resgata mais de 400 migrantes no Mediterrâneo

O navio alemão Sea-Eye da organização alemã com o mesmo nome resgatou hoje mais de 400 migrantes após seis operações nas últimas horas no Mediterrâneo central, com os membros da tripulação "no limite" das suas forças.

Barco da ONG Sea-Eye resgata mais de 400 migrantes no Mediterrâneo
Notícias ao Minuto

15:10 - 17/05/21 por Lusa

Mundo Migrações

O 'Sea-Eye', que opera para esta organização não-governamental (ONG) localizou uma nova embarcação após um alerta de ativistas da Alarm Phone que detetaram várias barcaças em perigo no Mediterrâneo, e após o centro de coordenação de salvamento de Malta não ter respondido a um pedido de ajuda.

Com este novo resgate "estão mais de 400 pessoas no nosso barco", indicou a ONG nas redes sociais

"A tripulação trabalha no limite", disse, após ter resgatado 323 migrantes em várias operações que se prolongaram por 12 horas, a última esta manhã quando socorreram um barco com 99 pessoas a bordo, na maioria provenientes da Síria.

No decurso da madrugada tinham resgatado outros 172 migrantes, que viajavam a bordo de duas barcaças, incluindo muitas crianças, e numa outra operação socorreram uma pequena embarcação com 50 pessoas.

Previamente, a tripulação tinha transferido para o seu navio dois líbios que navegavam num pequeno bote de plástico e que receberam assistência médica.

O 'Sea-Eye 4' é, atualmente, o único barco humanitário que navega na zona, num momento em que o bom tempo está a facilitar a saída de embarcações a partir das costas da Líbia.

No fim de semana, mais de 2.000 migrantes chegaram à pequena ilha italiana de Lampedusa em menos de 48 horas.

No total, e segundo dados do ministério do Interior italiano, 13.131 migrantes alcançaram as costas italianas desde o início de 2021, em comparação com os 4.237 no mesmo período de 2020.

Leia Também: UE. Entradas de migrantes ilegais triplicaram nos primeiros quatro meses

Recomendados para si

;
Campo obrigatório