UE. Entradas de migrantes ilegais triplicaram nos primeiros quatro meses

Bruxelas, 17 mai 2021 (Lusa) -- A Frontex detetou 36.100 entradas ilegais nas fronteiras externas da União Europeia entre janeiro e abril deste ano, o triplo do valor registado no mesmo período de 2020, quando a imigração irregular recuou substancialmente devido à pandemia.

Entradas de migrantes ilegais na UE triplicaram nos primeiros quatro meses do ano

© Lusa

Lusa
17/05/2021 13:53 ‧ 17/05/2021 por Lusa

Mundo

Migrações

 

Em comunicado hoje divulgado, a Agência Europeia de Guarda de Fronteiras e Costeira precisa que, em abril, o número de travessias ilegais de fronteiras atingiu as 7.800, o quádruplo do valor registado no mesmo mês do ano passado, altura em que a imigração irregular para a UE registou mínimos históricos devido às restrições de viagens motivadas pela chegada da pandemia da covid-19 à Europa.

A rota mais utilizada nos primeiros quatro meses deste ano foi a do Mediterrâneo Central, com 11.600 travessias detetadas, mais do dobro daquelas testemunhadas no período homólogo, com a maior parte dos migrantes a serem oriundos da Tunísia e Costa do Marfim, aponta a Frontex.

Também as Ilhas Canárias registaram, entre janeiro e abril, o triplo das chegadas verificadas no mesmo período do ano passado, e neste caso a maior parte dos 4.500 migrantes que chegaram ao arquipélago espanhol eram oriundos do Mali e de Marrocos.

Leia Também: Mais de 80 migrantes chegam a nado à costa de Ceuta

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas