Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Alemanha pretende reforçar contraespionagem

A Alemanha pretende reforçar a sua tática de contraespionagem em relação aos países aliados, em resposta às revelações de espionagem da norte-americana Agência Nacional de Segurança (NSA), noticiou hoje a revista Der Spiegel.

Alemanha pretende reforçar contraespionagem
Notícias ao Minuto

15:05 - 16/02/14 por Lusa

Mundo NSA

O semanário, citado pela Efe, adianta que o governo alemão está a pensar em reforçar os seus agentes para manter o controlo sobre os serviços secretos ocidentais e embaixadas em solo alemão, incluindo os Estados Unidos e o Reino Unido.

O Der Spiegel refere ainda que os serviços de informações alemães pretendem recolher informações precisas sobre espiões estrangeiros que usam a cobertura diplomática para espiar autoridades e cidadãos da Alemanha.

"Este passo será uma reviravolta depois de longas décadas de monitorizar sistematicamente as atividades de países como a China, Rússia e Correia, mas de raramente aplicar isso aos parceiros ocidentais", escreve o Der Spiegel.

Os planos exigem a aprovação final da chanceler Angela Merkel, bem como dos ministérios alemães da Administração Interna como dos Negócios Estrangeiros.

Estas iniciativas surgem depois do antigo trabalhador da NSA Edward Snowden ter revelado que a Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos estava a espiar o telemóvel de Angela Merkel e a recolher uma vasta informação de dados de Internet e telefónicos de cidadãos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório