Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: Internamentos com subida ligeira, Rt e incidência recuam

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Internamentos com subida ligeira, Rt e incidência recuam
Notícias ao Minuto

08:05 - 16/04/21 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

O 15.º período de Estado de Emergência começa hoje, com a expectativa de que seja o último, e antecede o início, na segunda-feira, da terceira fase de desconfinamento gradual no território continental - que inclui o regresso às aulas presenciais no secundário e no ensino superior e a reabertura de lojas, restaurantes, cafés e centros comercias - com exceção de dez concelhos, que não acompanham esta nova fase.

O anúncio foi feito durante a tarde de ontem pelo primeiro-ministro que referiu que há sete concelhos que vão ficar a "marcar passo" - mantêm as regras do nível dois - e quatro recuam para a fase um. No entanto, ainda esta manhã, a DGS retificou a incidência em Beja e o concelho avança, assim, no desconfinamento, passando assim a ser apenas seis os que se mantém inalterados.

Segundo os dados mais recentes divulgados pela Direção Geral da Saúde, o país somou mais 553 casos de Covid-19 e quatro mortes, sendo que nas últimas horas os internamentos em enfermaria aumentaram. Já o Rt e a incidência desceram quer a nível nacional, quer no continente.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

15h50 - Este registo termina aqui, mas pode continuar a acompanhar-nos neste novo link.

15h41 - Excesso de mortalidade recua na UE em janeiro e fevereiro. O excesso de mortalidade na União Europeia (UE) recuou em janeiro (16%) e fevereiro (5%), após picos de crescimento de 41% em novembro e de 30% em dezembro de 2020, devido à covid-19, anunciou hoje o Eurostat. De acordo com o gabinete estatístico europeu, o excesso de mortalidade na UE - o número de óbitos acima do que seria esperado para um determinado período - começou a recuar nos primeiros dois meses do ano, 16% em janeiro e 5% em fevereiro, quando comparado com a média dos mesmos meses entre 2016 e 2019.

15h33 - Resposta europeia à crise é insuficiente, dizem eurodeputados portugueses. Eurodeputados do PS, PSD, PCP e BE defenderam hoje que o Mecanismo de Recuperação e Resiliência que visa apoiar a recuperação económica europeia não será suficiente para responder à crise provocada pela pandemia de Covid-19.

15h24 - Chanceler Angela Merkel já foi vacinada com a primeira dose da AstraZeneca. Tal como prometeu, Merkel aguardou pela sua vez na lista de prioridades do plano de vacinação e hoje deslocou-se a uma base das Forças Armadas alemãs no bairro de Berlim-Wedding, para receber a primeira dose da vacina.

15h16 - “O castigo imposto a Portimão é inaceitável”. A autarca de Portimão criticou, esta tarde, o passo atrás que foi imposto no plano de desconfinamento. Isilda Gomes diz que “o castigo imposto a Portimão é inaceitável” já que os casos confirmados estão associados “a surtos totalmente controlados”, apontando o dedo à comunidade escolar.

15h05 - Resposta europeia à crise é insuficiente, dizem eurodeputados portugueses. Eurodeputados do PS, PSD, PCP e BE defenderam hoje que o Mecanismo de Recuperação e Resiliência que visa apoiar a recuperação económica europeia não será suficiente para responder à crise provocada pela pandemia de Covid-19.

14h59 - Açores com 39 novos casos de Covid-19 e 14 internados. Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 39 novos casos de Covid-19, sendo 29 em São Miguel, quatro no Faial, cinco em Santa Maria e um na Terceira, e oito pessoas recuperaram da doença. Estão ainda 14 doentes internados, todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, quatro dos quais em Unidade de Cuidados Intensivos.

14h33 - Governo Regional dos Açores recorre a emigrantes nos EUA para conseguir vacinas. Objetivo é desenvolver contactos junto de políticos e empresários de ascendência açoriana nos Estados Unidos para tentar que o país ceda ou venda vacinas contra a Covid-19 à região, disse hoje o vice-presidente

14h27 - Há (ainda) 29 concelhos acima do limite de incidência definido pelo Governo, sendo a situação mais grave em Vila Franca do Campo, nos Açores, com 1.312 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. Confira aqui o nível de risco do seu concelho

14h24 - Portugal 2020 injetou recorde de 3,4 mil milhões na economia. "Em 2020, ano de pandemia, o Portugal 2020 contribuiu para injetar na economia, sob a forma de pagamentos aos seus beneficiários, cerca de 3,4 mil milhões de euros, mais 400 milhões de euros do que em 2019, um valor recorde nos sete anos da aplicação", lê-se no documento, aprovado na quinta-feira em Conselho de Ministros

14h19 - Dezenas de pessoas vacinadas por engano no Brasil. Um total de 46 pessoas que precisavam de ser vacinadas contra a gripe, incluindo crianças e uma mulher grávida, foram inoculadas, por engano, com vacinas contra a Covid-19

14h05 - Portugal com quatro mortes e 553 novos casos de Covid-19. Rt em 1,05. Acaba de ser divulgado o boletim epidemiológico relativo à evolução da pandemia nas últimas 24 horas e que dá conta de mais quatro óbitos (dois na região Norte, um no Centro e outro em Lisboa) e 553 novos casos. No total, desde o início da pandemia, Portugal totaliza 829.911 infeções e 16.937 mortes. Destaque também para um ligeiro aumento nos internamentos: estão 429 doentes hospitalizados (mais seis do que ontem), dos quais 101 em unidades de Cuidados Intensivos (menos oito). Nas últimas horas, segundo reporta a DGS, recuperaram da infeção mais 596 pessoas (787.607 no total).

O boletim dá ainda conta de uma boa notícia. A atualização da incidência e do índice de transmissão (Rt) apontam para um ligeira descida em relação a quarta-feira.

Notícias ao Minuto Eis os dados mais recentes da incidência e do Rt © DGS

14h02 - Alemanha coloca Algarve e Açores na lista de zonas de risco. A partir do próximo domingo, Algarve e Açores são zonas de risco para a Alemanha. Assim sendo, os turistas alemães terão de cumprir uma quarentena de dez dias no seu regresso das regiões do Algarve e os Açores

13h40 - Testes à velocidade de acesso à internet aumentam 125% em 2020. O número de testes à velocidade de acesso à internet com o NET.mede atingiu 1,4 milhões em 2020, um aumento de 125%, em resposta à alteração do comportamento dos utilizadores face à pandemia de Covid-19. De acordo com a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), "em média, foram efetuados 3.873 testes diários", totalizando 1,4 milhões de testes durante 2020, sendo que só no segundo trimestre (a primeira fase de confinamento), foram realizados cerca de 600.000 testes.

13h26 - Autarca de Beja satisfeito com retificação de incidência. O presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio, disse hoje estar "muito satisfeito" com a retificação da incidência cumulativa de Covid-19 nos últimos 14 dias, que vai permitir ao concelho prosseguir na segunda-feira para a fase seguinte do desconfinamento. "No fundo foi o reconhecimento de um lapso e os lapsos acontecem. Quando acontecem, repõe-se novamente a verdade e foi o que aconteceu. Estamos muito satisfeitos pelos nossos operadores, comerciantes, pela nossa população e também pelo facto de a Direção-Geral da Saúde ter reconhecido que errou", disse à agência Lusa.

13h04 - OMS confirma que está a investigar uma nova variante detetada na Índia. A Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou, esta sexta-feira, que recebeu informações e está analisar a existência de uma nova variante da Covid-19 na Índia. A confirmar-se, esta poderá ser a responsável pelo aumento do número de infeções no país.

12h59 - Governo lança campanha de sensibilização sobre o desconfinamento. Executivo sublinha a necessidade de se manterem os comportamentos de higiene e segurança na reabertura das atividades. A tutela considera que a "comunicação à população reveste-se de redobrada importância neste contexto" e justifica que foi por este motivo criada uma task-force com especialistas em ciência comportamental. 

12h43 - Cabo Verde com aumento de 52% de novos casos. Cabo Verde voltou à liderança dos países africanos com mais casos de Covid-19 por 100 mil habitantes, registando um aumento de 52 por cento no número de novos casos, de acordo com dados África CDC. O país registou 189 casos por 100 mil habitantes, a maior incidência entre os 54 países africanos.

12h39 - GNR encerra festa ilegal com 23 pessoas num bar em Guimarães. A GNR encerrou uma festa ilegal devido à Covid-19, que juntava 23 pessoas num bar em Caldas das Taipas, Guimarães, e deteve duas mulheres de 40 e 43 anos por permanência irregular em território nacional, anunciou hoje aquela força. Decorreu na madrugada de quinta-feira e os participantes não usavam máscara nem garantiam o distanciamento social necessário para prevenir o contágio por Covid-19.

12h34 - Mantêm-se por mais 15 dias medidas restritivas aos voos e fronteiras. A informação, que já tinha sido avançada pelo primeiro-ministro, acaba de ser confirmada pelo Ministério da Administração Interna. "Mantêm-se também por mais 15 dias (...) o controlo de pessoas nas fronteiras terrestres e fluviais, mantendo-se todos os Pontos de Passagem Autorizados (PPA), os horários e as regras estabelecidas no período anterior", pode ler-se num comunicado enviado às redações. Será, porém, "levantada a suspensão dos voos com origem ou destino no Brasil e no Reino Unido, apenas para viagens essenciais". 

12h17 - Pandemia já matou 2,98 milhões de pessoas no mundo. A pandemia do novo coronavírus matou até hoje pelo menos 2.987.891 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias AFP a partir de fontes oficiais. Mais de 139.008.120 casos de novas infeções foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia.

12h01 - Mais de um terço dos casos na Figueira da Foz resultaram de dois eventos familiares. Na Figueira da Foz, mais de um terço dos casos de infeção pelo vírus que provoca a covid-19 resultaram de dois eventos familiares e o presidente da Câmara voltou hoje a apelar ao cumprimento das regras. É um dos seis concelhos do país (juntamente com Alandroal, Albufeira, Carregal do Sal, Penela e Marinha Grande) que não avança para a próxima fase de desconfinamento.

11h57 - OMS alerta para crescimento "preocupante" de casos no mundo. O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou hoje para o continuo crescimento de casos de covid-19 no mundo, referindo que o número de novos casos confirmados por semana quase duplicou nos últimos dois meses. Tedros Adhanom Ghebreyesus disse, em conferência de imprensa, que o número de novos casos "está a aproximar-se da maior taxa de infeção que vimos até agora na pandemia".

11h50 - Covid-19 responsável por 70,8% do excesso de mortalidade. A Covid-19 foi responsável por 70,8% do excesso de mortalidade do primeiro ano da pandemia, em que os óbitos aumentaram 20,8% em relação à média dos cinco anos anteriores, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística. 

11h32 - Hertha Berlim 'obrigado' a quarentena de 14 dias. A equipa, 15.ª classificada Liga alemã de futebol, e elementos da direção vão cumprir uma quarentena de 14 dias, devido a vários casos positivos para o novo coronavírus, anunciou hoje o clube. A seis jornadas do final da Bundesliga, o Hertha, a lutar pela manutenção, deverá, ao abrigo do protocolo de saúde, solicitar o adiamento dos jogos com o Mainz, o Friburgo e o Schalke 04.

11h26 - África com mais 551 mortos e 20.680 infetados nas últimas 24 horas. No total foram registados 117.057 óbitos desde o início da pandemia e 4.396.556 casos de infeção, segundo os dados oficiais mais recentes no continente. O de recuperados da doença nas últimas 24 horas subiu em 15.682, para um total de 3.943.954.

11h07 - PSD quer saber quantas vacinas Portugal vai receber por fornecedor. O partido questionou hoje o Governo sobre o número de vacinas que Portugal vai receber, no próximo trimestre, por fornecedor e quais os critérios que estarão na base da sua distribuição por distrito, defendendo que "é da máxima importância garantir toda a transparência nas várias fases do processo de vacinação contra a Covid-19".

11h05 - Penela teme consequências económicas por estagnar no desconfinamento. O presidente da Câmara de Penela, no distrito de Coimbra, disse hoje que compreende as medidas que impedem o concelho de avançar para a próxima fase de desconfinamento, mas alertou para as consequências económicas. Segundo Luís Matias, "basta algumas contaminações" em seio familiar para condicionar a atividade municipal.

10h48 - DGS retifica incidência em Beja e concelho avança no desconfinamento. A Direção-Geral da Saúde revelou, esta sexta-feira, que procedeu a uma retificação da incidência cumulativa de Covid-19 a 14 dias por 100 mil habitantes, no concelho de Beja. O valor é agora de 107 casos por 100 mil habitantes, o que significa que o concelho pode avançar no desconfinamento.  

10h30 - Governo já está em Belém para apresentar o Plano de Recuperação e Resiliência ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, antes da sessão pública de apresentação do documento, à tarde, que decorrerá em Coimbra. Este PRR acaba por ser o 'guião' para a aplicação das verbas comunitárias, a chamada 'Bazuca Europeia', estimadas em 14 mil milhões de euros em subvenções. O encontro vai ser fechado à comunicação social e não estão previstas declarações.

09h41 - Após vários testes, Universidade de Évora não detetou casos de Covid-19. A Universidade de Évora (UÉ) está a levar a cabo um plano de testagem massiva, no âmbito do qual já testou 60% dos funcionários docentes e não docentes e 80% dos estudantes alojados em residências, e não detetou nenhum caso de Covid-19.

09h29 - Portugueses a partir dos 60 anos vão receber segunda dose AstraZeneca. Quem tiver 60 ou mais anos, que tenha sido protegido contra o vírus com a primeira dose da vacina da AstraZeneca, vai receber também a segunda. A Direção-Geral da Saúde (DGS) adiantou ao Expresso que o esquema vacinal só vai ser alterado, com uma vacina diferente na segunda toma, para a população abaixo dessa faixa etária. A DGS justifica-se com o facto de “os eventos muito raros e potencialmente graves”, trombos sanguíneos, associados à AstraZeneca terem ocorrido maioritariamente em pessoas com menos de 60 anos.

09h14 - Desconfinamento: O que acontece nos concelhos que recuam ou mantêm fase? Com a generalidade de Portugal continental a avançar para a terceira de quatro fases do plano de desconfinamento, há quatro concelhos que recuam à primeira fase e sete que se mantêm com as atuais medidas, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro. Saiba mais aqui.

08h45 - Governo prevê carga fiscal mais baixa este ano. Quanto custa a pandemia? O gabinete de João Leão aponta que a carga fiscal vai ficar nos 33,7% do PIB em 2021, abaixo do valor do ano passado. O documento do PE traz também a 'fatura' das medidas de emergência criadas no âmbito da pandemia. De acordo com os cálculos das Finanças, o Executivo estima gastar 5.113,8 milhões de euros com as medidas de combate à pandemia este ano. 

Notícias ao Minuto© Ministério das Finanças

08h38 - CEO da Pfizer diz que "provavelmente" será necessária uma terceira dose da vacina. O CEO da farmacêutica Pfizer anunciou que a população que seja inoculada com esta vacina contra a Covid-19 deverá "provavelmente" ter de receber uma terceira dose num espaço de 12 meses após receber a segunda e, até agora, última dose. Albert Bourla colocou ainda a possibilidade de as pessoas poderem vir a necessitar de ser vacinadas anualmente contra o novo coronavírus.

08h30 - Homem sofre coágulo e fica paralisado após receber vacina da J&J. Este será o sétimo caso de coágulos sanguíneos provocados, alegadamente, pela vacina da Johnson & Johnson. Brad Malagarie, de 43 anos, terá sofrido um AVC, cerca de quatro horas depois de receber a vacina da Johnson & Johnson contra a Covid-19, ficou com metade do corpo paralisado e não consegue andar, relata o NY Post.

07h53 - Covid-19 causa risco 8 a 10 vezes mais alto de coágulos do que a vacina. O estudo é da Universidade de Oxford, que desenvolveu a vacina contra a Covid-19 em parceria com a farmacêutica AstraZeneca. A vacina tem sido apontada como a origem de coágulos sanguíneos detetados em pessoas de vários países depois de estas terem sido vacinadas.

07h41 - Alemanha regista 25.831 infetados e 247 mortos nas últimas 24 horas. O país continua a registar números elevados de casos de infeção diários no país. Esta sexta-feira, foram mais 25.831 infetados, ascendendo o valor total de casos para 3.099.273, desde o início da pandemia. A incidência acumulada de novos casos em sete dias manteve-se igual ao do dia de ontem, com 160,1 casos por 100.000 habitantes.

07h40 - São Miguel entrou às 00h no nível mais elevado de risco de contágio. A ilha de São Miguel, nos Açores, passou às 00h locais de hoje (1h em Lisboa) para o nível mais elevado de risco de contágio da Covid-19, que implica limitações à circulação e encerramento do comércio. Devido ao nível de alto risco de contágio, em todos os concelhos da ilha de São Miguel, a maior e mais povoada ilha açoriana, está proibida a circulação na via pública entre as 20h e as 5h durante a semana e entre as 15h e as 5h ao fim de semana.

07h33 - Estudo mostra que Covid-19 não imuniza jovens e é necessária a vacina. A infeção pelo novo coronavírus e a presença de anticorpos dá alguma proteção contra reinfeções em jovens adultos, mas não os torna imunes e a vacina é necessária para aumentar a resposta imunitária, concluiu um estudo hoje divulgado. O estudo resulta da observação de mais de 3.000 elementos saudáveis dos fuzileiros dos Estados Unidos da América, a maioria com idades entre os 18 e os 20 anos, entre maio e novembro de 2020.

07h29 - México com 401 mortos e 4.189 casos nas últimas 24 horas. O país registou 401 mortos por Covid-19 e 4.189 infetados nas últimas 24 horas, segundo as autoridades mexicanas. Desde o início da pandemia, o país contabilizou 211.213 óbitos e 2.295.435 casos de Covid-19. O México é o terceiro país do mundo com mais mortes devido à Covid-19, atrás dos Estados Unidos e do Brasil

07h25 - China com 11 casos em 24 horas, um de contágio local. A China detetou onze casos de Covid-19, nas últimas 24 horas, incluindo um de contágio local, na província de Yunnan, no sudoeste do país, anunciaram as autoridades de saúde chinesas. Desde o início da pandemia da Covid-19, o país registou 90.468 casos da doença e 4.636 mortos.

07h13 - EUA com 974 mortos e 74.293 casos nas últimas 24 horas. O país registou 974 mortes e 74.293 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, indicou na quinta-feira a contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Desde o início da pandemia, o país acumulou 565.254 óbitos e 31.491.453 casos da doença. Os EUA são o país com mais mortes devido ao novo coronavírus e também com mais casos de infeção.  

07h07 - Estudo estima 17% com anticorpos em março após infeção e vacinação. Um estudo hoje divulgado estima que 13% da população portuguesa teria em março anticorpos contra o coronavírus da Covid-19 após a infeção natural, uma percentagem que sobe para 17% quando incluídas as pessoas vacinadas. Designado Painel Serológico Longitudinal Covid-19, analisou a presença de anticorpos para o SARS-CoV-2 em colheitas de sangue feitas entre 01 e 17 de março, em Portugal continental e ilhas, com uma amostra representativa da população portuguesa.

07h03 - Peru regista 13.326 casos em 24 horas, um novo máximo no país e 334 mortes. O país registou 13.326 casos de Covid-19 e 334 óbitos nas últimas 24 horas, indicou na quinta-feira o Ministério da Saúde peruano. No total, já foram notificados 1.681.063 infetados e 56.149 vítimas mortais. Com uma população de cerca de 30 milhões, apenas 676 mil peruanos já foram vacinados.

07h00 - Bom dia, iniciamos um novo registo de acompanhamento da pandemia. Pode recordar o acompanhamento anterior aqui.

Leia Também: AO MINUTO: "Nem prémios nem castigos". País trabalha para evitar 4.ª vaga

Recomendados para si

;
Campo obrigatório