Meteorologia

  • 14 MAIO 2021
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 23º

Edição

DGS retifica incidência em Beja e concelho avança no desconfinamento

A Direção-Geral da Saúde revelou, esta sexta-feira, que procedeu a uma retificação da incidência cumulativa de COVID-19 a 14 dias por 100 000 habitantes, no concelho de Beja. O valor é agora de 107 casos por 100 000 habitantes, o que significa que o concelho pode avançar no desconfinamento.

DGS retifica incidência em Beja e concelho avança no desconfinamento

A Direção-Geral da Saúde revelou, esta sexta-feira, que foi feita uma retificação nos dados da incidência cumulativa de COVID-19 em Beja. Com esta atualização, o concelho avança para a próxima fase de desconfinamento. 

"A Direção-Geral da Saúde informa que procedeu  a  uma retificação da incidência cumulativa de COVID-19 a 14 dias por 100 000 habitantes, no concelho de Beja, para o período de 31 de março a 13 de abril de 2021. A incidência cumulativa a 14 dias no período referido é assim de 107 casos por 100 000 habitantes", refere o comunicado enviado às redações. 

Considerando que a incidência a 14 dias está, agora, abaixo dos 120 casos por 100 mil habitantes, Beja pode avançar no desconfinamento, ao contrário do que foi anunciado, na quinta-feira, pelo chefe de Governo, no briefing realizado após o Conselho de Ministros. 

Aliás, o presidente da Câmara de Beja já tinha contestado a inclusão do seu município no conjunto de sete concelhos que não avançam para a próxima fase de desconfinamento e pediu explicações à Direção-Geral da Saúde sobre essa decisão.

Em declarações à agência Lusa, Paulo Arsénio considerou que "não faz o menor sentido" travar o desconfinamento naquele município do Baixo Alentejo e refutou a taxa de incidência acima de mais de 120 casos de covid-19 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias que lhe foi atribuída.

"A DGS devia explicar onde é que foi buscar este número que, de facto, vai muito para além dos novos casos [de covid-19] que foram comunicados à Câmara Municipal de Beja nos últimos 14 dias", exigia Paulo Arsénio.

Leia Também: Beja contesta 'travão' ao desconfinamento e pede explicações à DGS

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório