Jorge Jesus vai processar o Benfica por alegado incumprimento contratual referente à sua saída do clube da Luz em dezembro de 2021, segundo informa o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), esta quarta-feira.
No seu site, o TAD adianta que o demandante Jorge Jesus deu entrada com uma ação de arbitragem voluntária contra a demandada a SAD do Benfica, tendo como objeto "incumprimento contratual".
De recordar que a saída do treinador português deu por terminada a sua segunda passagem como técnico do Benfica, clube ao qual havia regressado em 2020/21, após um ciclo de seis épocas de 2010 a 2015.
Depois da oficialização dessa saída, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, o Benfica informou que iria cumprir "com todas as obrigações contratuais até ao término do vínculo laboral existente ou até que Jorge Jesus e a sua equipa técnica assumam novo compromisso profissional".
O clube da Luz já reagiu, em comunicado, a esta ação feita pelo seu antigo treinador, referindo que "já encetou conversações com os representantes de Jorge Jesus e tem total convicção de que tudo será resolvido de forma amigável a contento de ambas as partes, muito em breve", conforme se pode ler no site dos encarnados.
Advogado do treinador adianta que "não há conflito"
Luís Miguel Henrique, advogado de Jorge Jesus, que está atualmente sem clube, salientou que existe já uma plataforma de entendimento entre o treinador e o clube encarnado.
"Não há problema algum, não há nenhum conflito e contencioso, foi por mera cautela, por causa dos prazos de prescrição, mas basicamente isto tem a ver com o acerto de IRS que a Autoridade Tributária fez ao Jorge. O Jorge, por força do contrato, é credor dessa quantia em relação ao Benfica, mas o devedor fiscal era o Jorge, então pagou de imediato aquilo que a Autoridade Tributária corrigiu e agora, por mera cautela, nós vamos na ação, mas isso não tem nenhum conflito com o Benfica", disse Luís Miguel Henrique, numa resposta enviada à agência Lusa.
Jorge Jesus está sem clube... mas por pouco tempo
Jorge Jesus já terá data para viajar para a Arábia Saudita de forma a assinar contrato com o Al Nassr. O treinador português, segundo a imprensa saudita, chegará a 15 ou 16 de julho a Riade e irá ser oficializado pelo clube onde milita Cristiano Ronaldo.
O técnico português fará, desta forma, um salto no campeonato da Arábia Saudita, depois de ter guiado o Al Hilal à glória, tendo conquistado três Supertaças, uma Liga e Taça desse país.
De recordar que a imprensa saudita já havia referido que Jorge Jesus irá receber um salário a rondar os seis milhões de euros por temporada, menos de metade do que recebia no Al Hilal (cerca de 15 milhões de euros).
Cristiano Ronaldo terá peso na decisão do clube
A renovação de Cristiano Ronaldo até 2027 no Al Nassr vem com poderes inéditos para um jogador de futebol. Isto porque o capitão do emblema saudita terá mesmo direito à palavra final relativamente a todas as grandes decisões que forem tomadas, no decorrer do defeso.
Desta forma, a contratação de Jorge Jesus para o cargo de treinador principal poderá ter 'mão' do astro português, uma vez que estes poderes não se prendem apenas a escolhas no plantel, mas também nos cargos de equipa técnica e diretivos.
[Notícia atualizada às 11h39]
Leia Também: Jorge Jesus aceita Al Nassr e traça plano com Cristiano Ronaldo