Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

AO MINUTO: Maldivas pensam oferecer vacinas; UCI abaixo de valor crítico

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Maldivas pensam oferecer vacinas; UCI abaixo de valor crítico

No dia em que arrancou o 15.º período de Estado de Emergência - que se espera que seja o último -, há (ainda) 29 concelhos acima do limite de incidência definido pelo Governo, sendo a situação mais grave é em Vila Franca do Campo, nos Açores, com 1.312 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. Confira aqui o nível de risco do seu concelho.

Portugal somou, esta sexta-feira, mais quatro mortes 553 novos casos de Covid-19. O balanço é da Direção-Geral da Saúde (DGS), que revela ainda uma descida do índice de transmissibilidade (Rt) e da incidência. Desde que foi diagnosticado o primeiro caso de SARS-CoV-2 por cá, o país já contabilizou 16.937 vítimas mortais e 829.911 casos. 

De recordar que, esta quinta-feira, António Costa revelou como irá ocorrer a terceira fase de desconfinamento, assim como a lista de concelhos que se vão manter na atual fase e daqueles que terão de recuar. Já hoje, a DGS retificou a incidência em Beja e o concelho ficou a saber que, afinal, vai avançar para a próxima fase.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Boa noite! Este registo chega aqui ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos na manhã deste sábado. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes.

Caso tenha sintomas:

  • SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24
  • SNS24 da Madeira: 800 24 24 20
  • SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: [email protected]

23h56 - Grávidas e crianças vacinadas por engano não vão tomar 2.º dose no Brasil. As crianças e grávidas vacinadas esta semana por engano contra a Covid-19 num posto de vacinação contra a gripe, no Brasil, não vão receber a segunda dose do imunizante, anunciou o Instituto Butantan. O fabricante da vacina CoronaVac justifica que não é indicada a aplicação da segunda dose nas crianças e gestantes que receberam a primeira por engano.

23h39 - Maldivas ponderam oferecer vacinas contra a Covid-19 para atrair turistas. As Maldivas estão a ponderar dar aos viajantes a vacina contra Covid-19, quando chegarem para férias, para incentivar o turismo, anunciou o ministro do turismo do país. Segundo Abdulla Mausoom, esta é apenas parte dos esforços para reanimar a economia das Maldivas. O governante chamou mesmo a esta a "estratégia dos 3Vs" - "visit, vaccinate and vacation" ("visitar, vacinar e fazer férias", em português).

23h01 - Paredes fecha parques infantis, zonas desportivas e bancos de jardim. A Câmara de Paredes informou hoje ter determinado a proibição de utilização de bancos de jardim, parques infantis e equipamentos públicos para a prática desportiva, atendendo ao agravamento da incidência da Covid-19 no concelho.

22h43 - João Paulo Rebelo saúda esforço de Câmaras, federações e IPDJ. O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, saudou hoje a solidariedade e esforço das Câmaras Municipais, federações desportivas e do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) na ajuda à retoma do setor.

22h35 - Brasil com quase 86 mil casos de Covid-19 num só dia. O Brasil registou, nas últimas 24 horas, 85.774 novos contágios e 3.305 óbitos relacionados com a Covid-19. Com esta atualização, o país acumula, desde o início da pandemia, 13.832.455 infeções e 368.749 mortes

21h44 - Criado grupo para acompanhar impacto económico da Covid-19 nos Açores. O Governo Regional dos Açores criou um grupo de trabalho que vai acompanhar a evolução da conjuntura económica e dos potenciais efeitos na economia da região da pandemia de Covid-19 e apresentar medidas, foi hoje anunciado.

20h43 - São Paulo reabre lojas e igrejas apesar dos altos números da pandemia. O executivo de São Paulo, o estado brasileiro mais atingido pela covid-19, anunciou hoje a reabertura, com limitações, de comércio e igrejas a partir de domingo, apesar do elevado número de infeções e mortes na região.

20h30 - País pode atingir 120 casos/100 mil habitantes dentro de um a dois meses. Terceiro relatório das 'linhas vermelhas' indica que, a nível nacional, se observa uma redução do Rt, entre 8 e 11 de abril, de 1,08 para 1,01, "sugerindo um desacelerar do crescimento da incidência neste período de tempo".

O número diário de casos de Covid-19 "internados em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) no continente encontra-se atualmente com uma tendência ligeiramente decrescente a estável, encontrando-se abaixo do valor crítico definido (245 camas ocupadas)", é ainda descrito no documento. A variante britânica ainda domina em Portugal.

Notícias ao Minuto [Matriz de Risco Covid-19]© Relatório DGS/INSA

20h11 - Dez detidos em manifestação a favor de juiz negacionista em Lisboa. Dez pessoas foram detidas, na tarde desta sexta-feira, na manifestação a favor do juiz negacionista da Covid-19 Rui Fonseca e Castro que se realizou, a partir das 14 horas, em frente ao Conselho Superior da Magistratura, em Lisboa, onde o magistrado estava a ser ouvido. Em comunicado, o Comando Metropolitano da Polícia de Segurança Pública (PSP) aponta que houve incumprimento das normas do Estado de Emergência que se encontra em vigor.

20h03 - Mais de 36 mil casos e 309 mortos hoje em França. Nas últimas 24 horas morreram 309 pessoas devido ao vírus e o número total de óbitos desde o início da pandemia é 100.433. Quanto ao número de casos, foram detetados novos 36.442 casos, perfazendo assim 5.224.321 casos confirmados no país.

Com quase 100% dos residentes dos lares com cuidados de saúde integrados já vacinados, o ministro da Saúde francês garantiu hoje que haverá "novos anúncios" ligados ao regresso a "uma vida normal" nas próximas semanas.

19h33 - Madeira com 14 novos casos e 14 recuperações. A Madeira registou hoje 14 novos casos de infeção por SARS-CoV-2, um importado da Alemanha e os restantes de transmissão local, e 14 recuperações, revela a Direção Regional de Saúde (DRS) no seu boletim diário.

19h21 - TAP retoma (ainda) hoje voos para Brasil e Reino Unido. A TAP retoma hoje a sua operação para o Brasil e Reino Unido, após o levantamento das restrições face à Covid-19, prevendo operar, este mês, 40 voos semanais para os dois países.

19h10 - "A cooperação institucional é determinante" no combate à pandemia. O secretário de Estado adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, realçou hoje a importância de uma "resposta coletiva" à pandemia da covid-19 que tire partido da cooperação entre o Estado e diferentes instituições. "O combate só pode resultar com uma resposta coletiva e integrada", defendeu, durante uma cerimónia na Sala do Senado da Universidade de Coimbra (UC) para assinatura de um protocolo de parceria com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

19h05 - Recuperados vão começar a ser vacinados já na 2.ª fase. Os recuperados da Covid-19 vão ser vacinados já na segunda fase do processo de inoculação da população portuguesa, avança, esta sexta-feira, a RTP. Serão abrangidas cerca de 300 mil pessoas com mais de 60 anos, que deverão receber apenas uma dose. De salientar que, o último relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS), de hoje, dá conta de mais 596 pessoas recuperadas nas últimas 24 horas, para um total acumulado de 787.607.

18h59 - Reino Unido avança para a vacinação de mulheres grávidas. O Reino Unido deu luz verde para que as mulheres grávidas sejam inoculadas com a vacina contra Covid-19. As vacinas administradas serão as da Pfizer ou da Moderna, mediante a idade da mulher e o risco clínico, anunciou o Comité Conjunto de Vacinação e Imunização do Reino Unido [Joint Committee on Vaccination and Immunisation, JCVI] esta sexta-feira.

18h49 - Segunda vaga no Brasil atinge mais pessoas com menos 40 anos. As pessoas com menos de 40 anos são, pela primeira vez desde o início da pandemia de Covid-19 no Brasil, a maioria entre os pacientes internados em hospitais no país, que vive uma segunda vaga mais virulenta e letal do que a primeira.

18h44 - "Seja um agente de saúde pública. Vacine-se". Um conselho do Serviço Nacional de Saúde, partilhado no Twitter, pede aos portugueses que recebam a vacina contra a Covid-19 uma vez que "quanto maior o número de pessoas vacinadas, menor será a velocidade de propagação do vírus". E explica a razão de nos devermos inocular. 

18h35 - Diretor de hotel diz que restrição de voos para o Algarve é "inaceitável". O diretor de uma unidade hoteleira algarvia considerou hoje "inaceitável" e "sem justificação" as restrições impostas aos viajantes pela Alemanha, salientando que o número de infeções por covid-19 no Algarve é "francamente baixo".

18h26 - PRR permite chegar a 2030 com PIB superior às projeções pré-pandemia. O primeiro-ministro, António Costa, salientou hoje que com a execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) o país poderá chegar a 2030 com um PIB superior às projeções feitas para aquele ano antes da pandemia.

17h59 - Vários detidos em manifestação de apoio a juiz negacionista em Lisboa. A PSP deteve hoje à tarde várias pessoas que se manifestaram junto ao Conselho Superior da Magistratura, em Lisboa, onde Rui Fonseca e Castro, juiz negacionista da pandemia de Covid-19, está a ser ouvido, disse à Lusa fonte policial. O juiz está suspenso preventivamente por incentivar publicamente ao incumprimento das regras adotadas para controlar a evolução da pandemia.  

17h50 - Brasil pede a mulheres que adiem gravidez até melhoria da pandemia. O Ministério da Saúde brasileiro pediu, esta sexta-feira, que as mulheres adiem a gravidez até haver melhorias na evolução da pandemia de Covid-19 no país, nomeadamente devido à estirpe brasileira (P.1), que afirma ser mais agressiva em mulheres grávidas. 

17h33 - Espanha com contágios a subir regista 10.598 casos e 99 mortes em 24h. A Espanha registou 10.598 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 3.407.283 o total de infetados até agora, e a incidência por 100 mil habitantes nas últimas duas semanas teve a maior subida dos últimos dias.

17h25 - Itália soma quase 16 mil casos e 429 mortes num dia. Itália registou 15.943 testes positivos para a Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com dados do Ministério da Saúde. O mais recente boletim dá conta ainda de 429 mortes desde ontem associadas ao vírus. No total, desde o início da pandemia, Itália já registou 3.842.079 casos e 116.366 óbitos.

17h17 - África do Sul arranca campanha de vacinação com inscrição de idosos. A África do Sul deu hoje o primeiro passo na sua campanha de vacinação em massa, ao iniciar as inscrições online para os idosos receberem as vacinas a partir do próximo mês.

17h03 - Lisboa e Vale do Tejo é a única região do país com Rt inferior a 1. Lisboa e Vale do Tejo é a única região do país que apresenta um índice médio de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-Cov2 abaixo de 1, o que indica um "aumento da incidência" da covid-19, anunciou hoje o INSA.

Como se situa o resto do País?

16h44 - EMA anuncia terça-feira decisão sobre vacina da Johnson & Johnson. A Agência Europeia do Medicamento (EMA) está a investigar os casos reportados de coágulos sanguíneos em pessoas vacinadas com este fármaco nos Estados Unidos e vai decidir se aplicará alguma medida na União Europeia. Enquanto isso, as doses que chegaram a Portugal vão permanecer armazenadas.

16h04 - Itália prevê reabrir a economia no próximo dia 26. Itália prevê começar a reabrir os setores que estiveram fechados por causa das medidas de contenção da pandemia de Covid-19 a partir do dia 26 de abril, anunciou esta sexta-feira o primeiro-ministro italiano Mario Draghi. Está prevista a reabertura de restaurantes e atividades ao ar livre em regiões com menor taxa de contágio. Mas para já, restaurantes vão funcionar apenas em serviço de esplanada.

15h43 - "Desconfinar não é descontrair. Desconfinar é ser prudente". A Direção-Geral da Saúde (DGS) reitera: "Respeite as regras das esplanadas. Retire a máscara apenas para comer ou beber".

15h32 - Excesso de mortalidade recua na UE em janeiro e fevereiro. O excesso de mortalidade na União Europeia (UE) recuou em janeiro (16%) e fevereiro (5%), após picos de crescimento de 41% em novembro e de 30% em dezembro de 2020, devido à Covid-19, anunciou hoje o Eurostat.

15h21 - Portimão recua? "Vírus não está disseminado na comunidade". A autarca de Portimão, Isilda Gomes, contestou, na tarde desta sexta-feira, o recuo do município no plano de desconfinamento, uma decisão revelada ontem pelo primeiro-ministro. "A estratégia de testagem massiva rápida, que fique bem claro, não é responsável pelo aumento do número de casos em Portimão. Não é", defendeu a autarca, frisando que a sociedade e a comunidade está perfeitamente em segurança.

15h18 - Merkel (já) vacinada com a primeira dose da AstraZeneca. A chanceler alemã, de 66 anos, foi vacinada esta sexta-feira contra a Covid-19. Tal como prometeu, Merkel aguardou pela sua vez na lista de prioridades do plano de vacinação e hoje deslocou-se a uma base das Forças Armadas alemãs no bairro de Berlim-Wedding, para receber a primeira dose da vacina - da AstraZeneca.

15h15 - Mantêm-se restrições aos voos e fronteiras, mas uma suspensão 'caiu'. No contexto da situação epidemiológica, o Governo informa, através de comunicado enviado pelo Ministério da Administração Interna às redações, que "decidiu prolongar, durante o período de Estado de Emergência que hoje se inicia, as medidas restritivas do tráfego aéreo"

É, porém, "levantada a suspensão dos voos com origem ou destino no Brasil e no Reino Unido, apenas para viagens essenciais – à semelhança do que já acontecia com os voos provenientes de países terceiros".

15h09 - Alemanha coloca Algarve e Açores na lista de zonas de risco. A Alemanha colocou hoje a região do Algarve e os Açores na lista de zonas de risco face à pandemia de Covid-19, com os turistas alemães a terem de cumprir uma quarentena de dez dias no seu regresso.

15h03 - Índice de transmissibilidade (Rt) desce para 1,05 e incidência para 71,6. Os números anteriores destes indicadores, divulgados na segunda-feira, apontavam para um Rt nacional de 1,06 e uma incidência de 72,4 casos por 100.000 habitantes.

Notícias ao Minuto Eis a última atualização da matriz de risco© DGS

15h00 - Boa tarde! Iniciamos aqui um novo registo onde poderá acompanhar todas as incidências relacionadas com o novo coronavírus. Para recordar as notícias desta manhã, clique aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Internamentos com subida ligeira, Rt e incidência recuam

Recomendados para si

;
Campo obrigatório