Meteorologia

  • 09 MAIO 2021
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º

Edição

Açores. Criado grupo para acompanhar impacto económico da Covid-19

O Governo Regional dos Açores criou um grupo de trabalho que vai acompanhar a evolução da conjuntura económica e dos potenciais efeitos na economia da região da pandemia de Covid-19 e apresentar medidas, foi hoje anunciado.

Açores. Criado grupo para acompanhar impacto económico da Covid-19
Notícias ao Minuto

21:44 - 16/04/21 por Lusa

Economia Covid-19

Segundo uma nota do gabinete de imprensa do Governo dos Açores, integram o grupo a Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, a Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, bem como a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada e a Delegação dos Açores da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

De acordo com o executivo açoriano, na sequência das medidas de contenção da pandemia de covid-19 determinadas para a ilha de São Miguel, "está-se a acompanhar com grande proximidade o evoluir da situação, em conjunto com a Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada e a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal".

Face ao nível de alto risco da ilha de São Miguel devido ao aumento de contágios nas últimas semanas, situação que "levou ao encerramento de todos os estabelecimentos de restauração, bebidas e similares e, num contexto de permanente monitorização dos impactos das medidas de contenção na atividade das empresas daquele setor, bem como noutros", o Governo dos Açores "assegura o total empenho em encontrar soluções que se mostrem eficazes na minimização dos impactos negativos que o encerramento destas atividades pressupõe", lê-se na nota.

A ilha de São Miguel passou às 00h00 locais de hoje (01h00 em Lisboa) para o nível mais elevado de risco de contágio da Covid-19, que implica limitações à circulação e encerramento do comércio.

Devido ao nível de alto risco de contágio, em todos os concelhos da ilha de São Miguel, a maior e mais povoada ilha açoriana, está proibida a circulação na via pública entre as 20h00 e as 05h00 durante a semana e entre as 15h00 e as 05h00 ao fim de semana.

O nível de alto risco de contágio prevê o encerramento de toda a atividade comercial, com exceção das farmácias, clínicas médicas e consultórios, postos de abastecimento de combustíveis com venda ao postigo e lojas de conveniência de venda de bens essenciais integrados em postos de combustíveis.

Os restaurantes e cafés da ilha estão encerrados, excluindo para as atividades de 'take away' e de entrega ao domicílio" até às 22h00.

As escolas de todos os níveis de ensino vão continuar em ensino à distância por mais uma semana e também as creches, ateliês de tempos livres e centros de atividades ocupacionais ficam encerrados, bem como ginásios e piscinas cobertas.

Os Açores reportaram, nas últimas 24 horas, 39 novos casos de covid-19, sendo 29 em São Miguel, quatro no Faial, cinco em Santa Maria e um na Terceira, e oito pessoas recuperaram da doença.

A região regista hoje 391 casos ativos, sendo 372 em São Miguel (29 no concelho de Lagoa, 162 em Vila Franca do Campo, 62 na Ribeira Grande, 36 no concelho do Nordeste, 29 no concelho da Lagoa e quatro no concelho da Povoação), 10 no Faial (concelho da Horta), três na Terceira (ambos no concelho de Angra do Heroísmo), cinco em Santa Maria (em Vila do Porto) e um nas Flores (concelho de Santa Cruz).

Em Portugal, morreram 16.937 pessoas dos 829.911 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: Governo quer solução com "denominador comum" para transporte aéreo

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório