Meteorologia

  • 18 JUNHO 2021
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 22º

Edição

Há 29 concelhos acima do limite de incidência definido pelo Governo

Relatório da DGS atualizou, esta sexta-feira, a informação sobre a evolução da Covid-19 nos vários concelhos do país, bem como a matriz de risco que, saliente-se, registou uma ligeira descida.

Há 29 concelhos acima do limite de incidência definido pelo Governo

Há 29 concelhos com mais de 120 novos casos da Covid-19 por 100 mil habitantes, o limite de incidência estabelecido pelo primeiro-ministro como máximo a aplicar a nível nacional. Os dados constam do boletim epidemiológico desta sexta-feira, dia 16 de abril.

Olhando para o relatório da DGS, que traz números atualizados até 13 de abril, o concelho onde a situação é mais grave é Vila Franca do Campo, nos Açores, com 1.312 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. 

Na sexta-feira passada, recorde-se, eram também 29 os concelhos que ultrapassavam o limite definido pelo Governo.

Para consultar o estado do seu concelho pode aceder aqui ao boletim desta sexta-feira e consultar as páginas 4, 5 e 6.

Portugal quase a entrar no amarelo

Como já é habitual, o relatório da DGS vem acompanhado da atualização da matriz de risco, que servirá de 'bússola' para o plano de desconfinamento. Atualmente, os dados revelam que Portugal está quase no amarelo, com o Rt ligeiramente acima do limite definido. 

Notícias ao Minuto Matriz de risco© DGS

O R(t) nacional desceu para 1,05, bem como no território continental está nos 1,04 (era de 1,05). A incidência nacional está nos 71,6, quando na última atualização era de 72,4 e no continente é de 68,0 (era de 69,0).

Portugal soma, esta sexta-feira, mais quatro mortes 553 novos casos de Covid-19, segundo o balanço mais recente da DGS. Desde que foi diagnosticado o primeiro caso de SARS-CoV-2 por cá, o país já contabilizou 16.937 vítimas mortais e 829.911 casos da doença. 

Depois do próximo passo, que será dado segunda-feira, o plano de desconfinamento prevê uma nova fase a 5 de maio, mas as medidas podem ser revistas se Portugal ultrapassar os 120 novos casos de infeção pelo novo coronavírus por dia por 100 mil habitantes a 14 dias, ou, ainda, se o Rt do vírus SARS-CoV-2 ultrapassar 1.

Leia Também: Desconfinamento: O que acontece nos concelhos que recuam ou mantêm fase?

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório