Meteorologia

  • 18 JUNHO 2021
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 22º

Edição

EMA anuncia terça-feira decisão sobre vacina da Johnson & Johnson

O regulador está a investigar os casos reportados de coágulos sanguíneos em pessoas vacinadas com este fármaco nos Estados Unidos e vai decidir se aplicará alguma medida na União Europeia. Enquanto isso, as doses que chegaram a Portugal vão permanecer armazenadas.

EMA anuncia terça-feira decisão sobre vacina da Johnson & Johnson

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) vai pronunciar-se na próxima terça-feira, dia 20, sobre a vacina da Johnson & Johnson, cuja utilização está suspensa nos Estados Unidos e na Europa por existir uma relação com coágulos no sangue.

Em comunicado, a EMA, com sede em Amesterdão, anunciou que vai apresentar as conclusões sobre a avaliação da segurança desta vacina numa conferência de imprensa virtual marcada para as 15h00 (16h00 em Lisboa) de terça-feira.

O regulador está a investigar os casos reportados de coágulos sanguíneos em pessoas vacinadas com este fármaco nos Estados Unidos e vai decidir se aplicará alguma medida na União Europeia.

Recorde-se que, no início desta semana, as autoridades de saúde dos Estados Unidos recomendaram "uma pausa" na administração da vacina anti-Covid-19 da Janssen, para permitir investigar relatos de coágulos sanguíneos potencialmente associados à toma do fármaco.

O Centro para Controlo e Prevenção de Doenças e a Food and Drug Administration (entidade reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos) avançaram, numa declaração conjunta, estar a investigar coágulos sanguíneos detetados em seis mulheres nos dias a seguir a terem tomado a vacina desta farmacêutica, em combinação com contagens de plaquetas reduzidas.

Entretanto, na quarta-feira, Portugal recebeu as primeiras 31.200 doses da vacina da Johnson & Johnson, que ficarão armazenadas até haver uma decisão do regulador europeu sobre a sua utilização.

Leia Também: PSD quer saber quantas vacinas Portugal vai receber por fornecedor

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório