Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: "Nem prémios nem castigos". País trabalha para evitar 4.ª vaga

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: "Nem prémios nem castigos". País trabalha para evitar 4.ª vaga
Notícias ao Minuto

15:45 - 15/04/21 por Melissa Lopes

Mundo Pandemia

O Governo anunciou esta quinta-feira que a generalidade do país vai dar o passo seguinte no plano de desconfinamento. No entanto, sete concelhos ficam a "marcar passo" - mantêm as regras do nível dois - e quatro recuam para a fase um. O primeiro-ministro afirmou que as restrições não são "nem prémios nem punições" e que o país está a trabalhar para evitar uma quarta vaga da pandemia. 

Esta quinta-feira, o país somou mais 501 casos de Covid-19 e dois mortos, continuando os internamentos a descer. 

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Boa noite! O acompanhamento AO MINUTO de hoje encerra aqui, mas será retomado um novo pela manhã. E, não se esqueça: se sentir sintomas relacionados com o coronavírus ligue para a Linha SNS24 - 808 24 24 24.

23h40 - O Ministério da Saúde da Turquia anunciou hoje uma nova subida no número de mortes devido ao novo coronavírus, para um máximo de 297, numa altura em que a classe médica exige um confinamento de 14 dias em todo o país.

23h30 - A infeção pelo novo coronavírus e a presença de anticorpos dá alguma proteção contra reinfeções em jovens adultos, mas não os torna imunes e a vacina é necessária para aumentar a resposta imunitária, concluiu um estudo hoje divulgado.

23h20 - O primeiro-ministro anunciou esta quinta-feira, no final da reunião do Conselho de Ministros, a forma como vai avançar o plano de desconfinamento no âmbito da Covid-19. A partir da próxima segunda-feira há (mais) reaberturas permitidas e mais estudantes vão retomar as aulas presenciais. Anote o que vai mudar na próxima segunda-feira. 

23h10 - Direção-Geral da Saúde recordou os passos que tem mesmo de continuar a executar no seu dia a dia para se manter protegido de uma infeção pelo novo coronavírus. Ainda se recorda de todos?

22h10 - O Brasil reportou esta quinta-feira mais 73.174 novos contágios e 3.560 óbitos relacionados com a Covid-19. Com esta atualização, o país acumula, desde o início da pandemia, 13746.681 infeções e 365.444 mortes. 

Notícias ao Minuto Brasil continua a registar mais de três mil mortes por dia devido à Covid-19© Reuters  

22h10 - António Costa e a síntese das decisões tomadas hoje em Conselho de Ministros.

22h00- Os Estados Unidos estão a preparar-se para a possibilidade de administrar uma dose de reforço após nove a 12 meses a vacinação dos cidadãos, algo que começará por abranger os mais vulneráveis, noticia a Reuters. Sublinhe-se que a duração da imunidade conferida pelas vacinas ainda está a ser estudada.

Enquanto isso, França também está a ponderar administrar uma terceira dose aos pacientes imunocomprometidos.

No final de março, o Reino Unido anunciou que está a trabalhar para oferecer uma terceira dose da vacina contra a covid-19, mas para toda a população, com o objetivo de reforçar a imunidade caso as novas variantes do coronavírus se tenham espalhado.

21h50 - As regras para a circulação aérea mantêm-se iguais na próxima fase do plano de desconfinamento que se inicia na segunda-feira e a fronteira terrestre com Espanha permanece fechada nos próximos 15 dias, anunciou o primeiro-ministro

21h30 - As autoridades de saúde do Médio Tejo determinaram hoje o encerramento da Escola Básica Maria Lucília Moita, em Alferrarede, Abrantes, devido a um surto de covid-19 que afeta três crianças e duas encarregadas de educação daquele estabelecimento de ensino.

21h10- A Câmara de Albufeira vai iniciar a testagem massiva à população para tentar deter surtos de Covid-19 no concelho e conseguir avançar no processo de desconfinamento daqui a 15 dias.

20h55 - Os autarcas dos municípios que recuam no desconfinamento (Moura, Odemira, Portimão e Rio Maior) lamentam decisão. 

20h49 - O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que Portugal está a trabalhar para que o processo de desconfinamento seja seguro e sem riscos de uma quarta vaga da pandemia, avisando que é preciso manter a vigilância de forma permanente.

20h00 - O Parlamento aprovou hoje na generalidade, por unanimidade, uma proposta para estender até ao fim do ano a isenção de IVA nas aquisições de bens necessários ao combate à Covid-19 por entidades públicas ou sem fins lucrativos.

19h53 - A Madeira regista hoje 20 novos casos de infeção por SARS-CoV-2, sendo três importados (dois da Lituânia e um da Polónia) e 17 de transmissão local, e 19 recuperações, revela o boletim epidemiológico da Direção Regional de Saúde (DRS).

19h48 - A Guiné-Bissau registou 12 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo dados hoje divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19. O Alto Comissariado para a Covid-19 indica também que mais 13 pessoas foram dadas como recuperadas da doença para um total acumulado de 3.106 e que há 528 casos ativos no país.

19h30 - António Costa assumiu que "se as coisas continuarem a evoluir no sentido positivo como claramente estão a evoluir, provavelmente vai ser dispensável o quadro de Emergência". Todavia, alertou, o que dita essa decisão é a pandemia e não os desejos seus e do Presidente da República.

Além disso, "há algo que convém não esquecer: Cada vez que damos um passo no desconfinamento (...) estamos, simultaneamente, a aumentar o risco da infeção". Por isso, vincou o primeiro-ministro, "o aumento desta liberdade tem que ser acompanhado do aumento da responsabilidade". 

19h10 - Em síntese: A generalidade do país vai avançar, há 13 concelhos sob aviso (estão já na zona de risco), há sete concelhos a marcar passo e quatro que vão ter de recuar no plano de desconfinamento. 

19h00- Sobre a vacinação, o primeiro-ministro disse que as metas "permitem antever que no final deste mês toda a população com mais de 70 anos possa estar vacinada e que até ao início do mês de maio toda a população com mais de 60 anos possa estar vacinada".

"O que significa que poderá estar vacinada 96% da população nas faixas etárias com maior mortalidade. Significa que vencemos a pandemia no final de maio? Não, significa que a partir do final de maio estaremos mais seguros do que aquilo que estamos hoje e poderemos refazer os critérios de medição do risco e que temos de prosseguir a batalha".

18h50 - Mas nem todos os concelhos vão avançar para a próxima fase de desconfinamento. Sete (Alandroal, Albufeira, Beja, Carregal do Sal, Figueira da Foz, Marinha Grande e Penela) não avançam e mantêm as atuais regras e quatro recuam à fase anterior (Moura, Odemira, Portimão e Rio Maior). 

"O conjunto destas medidas não são nem prémios nem castigos, são medidas de saúde pública" para a segurança de todos. "É simplesmente a adequação das medidas".

Nestes concelhos, "vamos ter de continuar a ter um esforço acrescido de testar cada vez mais, estabelecer as cadeias de transmissão, isolar os contactos, para podermos ao mais rapidamente possível conter a pandemia".

18h48 - O que muda na próxima segunda-feira na generalidade do país? Regresso ao ensino presencial os alunos do secundário e do superior; lojas de cidadão voltam ao atendimento presencial (com marcação); salas de cinema, teatro podem reabrir (cumprindo as regras da DGS); restaurantes, cafés e pastelarias com serviço de mesa e de balcão (máximo de quatro pessoas); abertura das lojas e centros comerciais (cumprindo normas de lotação). 

18h45 - Evolução na taxa de incidência é "claramente positiva". Quanto ao Rt, "essa infelizmente não tem tido a boa evolução", disse António Costa, avisando que "estamos a dirigir-nos para o lado perigoso desta matriz". Estando já no quadrante amarelo, embora muito próximo do verde, "consideramos que estamos em condições de dar o próximo passo" na generalidade do território nacional.

18h40 - O primeiro-ministro já fala ao país, depois de mais de oito horas de reunião em sede de Conselho de Ministros. Acompanhe em direto.

18h10 - França ultrapassou a barreira dos 100 mil mortos devido à Covid-19. No Twitter, Emmanuel Macron assinalou a marca trágica, lembrando os franceses e francesas que sucumbiram ao vírus, assegurando que o país não esquecerá nenhum rosto e nenhum nome. 

17h55 - O Ministério da Saúde espanhol anunciou, esta quinta-feira que foram reportados mais 9.663 casos de Covid-19 e 126 mortos associados à doença, nas últimas 24 horas. 

17h50 - A Grécia registou hoje um novo recorde de mortes por covid-19, ao ultrapassar pela primeira vez em 2021 os 100 óbitos diários, para além de um novo máximo de doentes nos cuidados intensivos, informou a agência noticiosa Efe.

17h20 - Itália reporta esta quinta-feira 16.974 novos casos e 380 mortes. 

17h00- O Reino Unido registou, nas últimas 24 horas, mais 2.672 casos de infeção e 30 óbitos. Com esta atualização, o Reino Unido passa a acumular 4.380.976 diagnósticos positivos e 127.191 mortes.

16h48 - Quatro pessoas morreram de trombose após tomarem a vacina contra a covid-19 durante o primeiro trimestre do ano em Itália, onde já foram administradas nove milhões de doses de vacinas, relatou hoje a agência italiana do medicamento.

16h35  - O Governo anuncia se o país avança para a terceira fase do desconfinamento (e que travão pode ser 'puxado' e onde) numa conferência de imprensa que se prevê que aconteça entre as 17 horas e as 17h30 desta quinta-feira, após mais uma reunião de Conselho de Ministros. 

16h15 - Vacina portuguesa: Os ensaios pré-clínicos, em animais, da vacina portuguesa contra o novo coronavírus, que está a ser desenvolvida na Immunethep, em Cantanhede, distrito de Coimbra, revelam resultados promissores na capacidade de produção de anticorpos específicos, foi hoje anunciado.

15h50 - Lisboa e Vale do Tejo não registou, nas últimas 24 horas, qualquer morte relacionada com a Covid-19, o que não acontecia desde agosto. As duas mortes hoje reportadas aconteceram na região de saúde do Norte. 

15h30 - "Sinais de abrandamento" na Europa. A OMS Europa assinalou que a situação da pandemia no continente é grave apesar de sinais de abrandamento de contágios, numa altura em que se superou a marca de um milhão de mortos com covid-19 na região europeia.

15h17 -  Portugal regista, esta quinta-feira, mais 501 casos de Covid-19 e dois mortos. Desde o início da pandemia, o país já registou 16.933 vítimas mortais e 829.358 casos da doença provocada pelo SARS-CoV-2.

15h30 - Boa tarde! Iniciamos um novo acompanhamento ao minuto sobre os desenvolvimentos da pandemia no País e no Mundo, no dia em que o Governo anuncia o passo seguinte no desconfinamento.

*Recorde aqui as incidências da manhã.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório