Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

AO MINUTO: Internados seguem 'a descer'; Sinais de abrandamento na Europa

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Internados seguem 'a descer'; Sinais de abrandamento na Europa
Notícias ao Minuto

08:00 - 15/04/21 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

O Governo deverá aprovar e anunciar hoje, após reunião de Conselho de Ministros, as novas medidas para a terceira das quatro fases do plano de desconfinamento. Esta nova fase inclui o regresso das aulas presenciais no ensino secundário e superior e a reabertura de restaurantes, pastelarias, lojas e centros comerciais.

As medidas, contudo, podem ser revistas se Portugal ultrapassar os 120 novos casos de infeção com o novo coronavírus por 100 mil habitantes em 14 dias ou, ainda, se o índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 ultrapassar 1. Recorde-se que esta quarta-feira, o índice de transmissibilidade (Rt) subiu para 1,06 e a incidência para 72,4.

Marcelo Rebelo de Sousa dirigiu-se na noite de ontem ao país, após ter sido autorizada a renovação de Emergência até 30 de abril. Esperando que este seja o último Estado de Emergência, o Presidente da República pediu "mais um esforço" para "tornar impossível o termos de voltar atrás". Não deixou, porém, de parte a possibilidade de virem a ser determinados confinamentos locais.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

15h40 - Este registo termina aqui. Continue a acompanhar-nos neste novo link.

15h37 - Atualização dos dados no Canadá: O país registou hoje mais 8.596 casos de Covid-19 e 53 mortes

15h30 - África sem previsão de quando terá segundas doces da vacina AstraZeneca. A União Africana não consegue prever quando obterá novas vacinas da AstraZeneca, destinadas à segunda dose de imunização contra a covid-19, afirmou hoje o diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (Africa CDC).

15h20 - Espanha envia ajuda para assistência médica ao Brasil. Espanha informou esta quinta-feira que enviará toneladas de itens de assistência médica ao Brasil na próxima semana, como parte da resposta da União Europeia ao pedido de ajuda feito há um mês pelas autoridades brasileiras na pior fase da pandemia.

14h55 - Testagem massiva da população da Madeira arranca em 26 de abril. A testagem massiva da população do arquipélago da Madeira contra a covid-19 será iniciada em 26 de abril, anunciou hoje o secretário regional da Saúde e da Proteção Civil, Pedro Ramos.

14h29 - Eletrodomésticos e teletrabalho: quanto fico a pagar de luz e gás? Estudo da Selectra, focado no consumo energético dos eletrodomésticos e do teletrabalho, revela que o consumo elétrico gerado por este tipo de aparelhos, num lar, ronda os 66% da fatura de luz anual.

14h11 - Portugal regista, esta quinta-feira, mais 501 casos de Covid-19 e dois mortos. Desde o início da pandemia, o país já registou 16.933 vítimas mortais e 829.358 casos da doença provocada pelo SARS-CoV-2.

13h55 - Portugal já administrou cerca de 2 milhões e 300 mil doses de vacinas contra a Covid-19 anunciou o SNS

13h40 - Falta de vontade política e resposta à Covid causaram catástrofe no Brasil. A falta de vontade política e a resposta falhada do Governo à emergência da pandemia de covid-19 está a matar milhares de brasileiros e a levar o Brasil a uma catástrofe humanitária, acusou hoje a Médicos Sem Fronteiras (MSF).

13h18 - A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi hoje vacinada com a primeira dose da vacina contra a covid-19, anunciou a própria nas redes sociais, dizendo estar "muito satisfeita" por a vacinação europeia "ganhar ritmo".

13h16 - África registou mais 241 mortes associadas à Covid-19 nas últimas 24 horas, para um total de 116.506 desde o início da pandemia, e 6.032 novos casos de infeção, segundo os dados oficiais mais recentes no continente.

13h11 - A OMS Europa assinalou que a situação da pandemia no continente é grave apesar de sinais de abrandamento de contágios, numa altura em que se superou a marca de um milhão de mortos com Covid-19 na região europeia.

13h10 - Nas últimas 24 horas foram diagnosticados 26 novos casos de Covid-19 nos Açores, sendo 20 em São Miguel e seis no Faial. No mesmo período de tempo registou-se um total de nove recuperações, todas em São Miguel. A região tem 14 doentes internados, todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, quatro dos quais em Unidade de Cuidados Intensivos.  

13h00 - UE pediu à EMA reavaliação da AstraZeneca para uma "abordagem unificada". A Comissão Europeia disse hoje que pediu à Agência Europeia do Medicamento (EMA) para rever os dados sobre a vacina da AstraZeneca, para garantir uma "abordagem coerente e unificada" na União Europeia (UE) relativamente ao fármaco.

12h54 - O Governo entrega hoje na Assembleia da República (AR) o Programa de Estabilidade (PE) 2021/2025, cujas previsões irão refletir o impacto económico e orçamental da pandemia de covid-19. Acompanhe em direto

12h54 - Dados atualizados da pandemia no mundo: A pandemia de SARS-CoV-2 fez pelo menos 2.974.651 mortos em todo o mundo desde que a doença foi detetada na China em dezembro de 2019, de acordo com o balanço da France-Presse a partir de dados oficiais.

12h19 - Risco de sofrer trombose "é maior se tiver Covid do que se levar vacina". O diretor da Organização Mundial de Saúde para a Europa afirmou hoje que o risco de sofrer uma trombose é maior se uma pessoa contrair a Covid-19 do que uma pessoa que receba a vacina da AstraZeneca. Hans Kluge assegurou que a organização leva muito a sério "a segurança das vacinas que disponibiliza" aos seus cidadãos. O responsável anunciou também que a Europa já ultrapassou um milhão de mortes por Covid-19.

12h01 - Responsável dinamarquesa colapsa durante conferência sobre AstraZeneca. A responsável pela agência do medicamento da Dinamarca desmaiou durante a conferência de imprensa em que anunciava que o país decidiu suspender a administração da vacina

11h55 - Autarcas transmontanos querem cálculo de risco por CIM ou área metropolitana. A Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes pediu hoje a alteração dos critérios de cálculo de risco da covid-19 para que este tenha em conta os casos por CIM ou áreas metropolitana, em vez do concelho.

11h41 - Mulher colapsa em aeroporto de Heathrow após sete horas em fila. O incidente acontece numa altura em que se estabeleceram novos controlos relativos à Covid-19, impostos à chegada ao aeroporto de Heathrow, o aeroporto mais movimentado do Reino Unido. Estes controlos estarão a causar longas filas de passageiros e o diretor de gestão do aeroporto já lamentou que a imposição destas regras tenha sido implementada sem que novos guardas fronteiriços tenham sido contratados.

11h35 - PSD pede apreciação do teletrabalho obrigatório até fim do ano. O partido entregou uma apreciação parlamentar do decreto-lei do Governo que prolonga o regime do teletrabalho obrigatório até final do ano, considerando que tal põe em causa "grosseiramente" os direitos dos trabalhadores e das empresas.

11h15 - O diretor da Organização Mundial de Saúde para a Europa responde às questões dos jornlistas sobre a Covid-19. Acompanha aqui

10h45 - O agrupamento de escolas Solano de Abreu, de Abrantes (ESSA), colocou em confinamento 105 alunos do pré-escolar, 1.º ciclo e uma turma de 5.º ano. A decisão acontece depois de terem sido detetados três casos da doença na escola Maria Lucília Moita.

10h30 - Dados atualizados da Rússia: A Rússia registou, nas últimas 24 horas, mais 8.944 casos de Covid-19 e 398 vítimas mortais. Moscovo continua a ser a cidade mais afetada pela pandemia.

09h55 - A Pfizer vai antecipar a entrega de 50 milhões de doses de vacinas à União Europeia, de um bolo de 250 milhões, que estava previsto ser entregue ao longo do ano de 2021. Desses 50 milhões, Portugal vai receber 1,150 milhões, refere o Diário de Notícias.

09h44 - Vacinação em Tuvalu. Começou esta semana a vacinação contra a Covid-19 em Tuvalu. Hoje foi a vez do primeiro-ministro e o ministro da Saúde do país serem vacinados

09h40 - Restauração está preparada para novo passo no desconfinamento. Associação desenvolveu, em todo o país, uma campanha com o objetivo de esclarecer os empresários sobre as dúvidas que surgiram com a publicação das medidas de desconfinamento.  

09h36 - Idosos que saiam dos lares mais de 24 horas já não precisam de isolamento. Os idosos que vivem nos lares e saiam por períodos superiores a 24 horas já não precisam de fazer o isolamento de 14 dias, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).
 
09h34 - Idoso surpreende mulher após meses separados. O momento foi filmado e nele vê-se os dois a aproximarem, enquanto a mulher questiona se se podem tocar. "Anda lá", diz o homem, envolvendo a amada num abraço apertado. Assista ao momento: 

08h40 - EUA decidem alargar suspensão de vacina da J&J durante mais uma semana. A decisão de adiar durante mais uma semana a administração da vacina aconteceu esta quarta-feira e foi anunciada por um grupo de especialistas que se reuniu para avaliar os riscos associados à toma da vacina, nomeadamente o desenvolvimento de coágulos sanguíneos.

07h55 - Jogos Olímpicos cancelados? O político japonês Toshihiro Nikai admitiu que cancelar a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio ainda continua a ser uma possibilidade, sobretudo numa altura em que o país parece estar a atravessar uma nova vaga da pandemia.

07h45 - Dados atualizados da Índia:  Índia ultrapassou hoje pela primeira vez a barreira dos 200.000 casos diários de covid-19, um novo pico nesta segunda vaga de contágios no país asiático.

07h37 - Dados atualizados da Alemanha: A Alemanha registou, esta quinta-feira, 29.426 novos casos de Covid-19, o pior dia desde 12 de janeiro e o segundo pior desde que a pandemia chegou ao país. De acordo com o Instituto Robert-Koch, foram reportadas 293 mortes relacionadas com a doença no mesmo período de tempo, ou seja, nas últimas 24 horas.

07h35 - Risco de contágio é muito menor em aviões com assento do meio desocupado. Estes são os resultados de um estudo do Centro do Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA e da Universidade do Estado do Kansas.

07h27 - Governo adota hoje medidas para terceira fase do desconfinamento. O Governo deverá aprovar hoje novas medidas para a terceira das quatro fases do plano de desconfinamento que incluem o regresso do aulas presenciais no ensino secundário e superior e a reabertura de restaurantes, pastelarias, lojas e centros comerciais.

07h17 - Guiné-Bissau aumenta capacidade de testagem com novo laboratório. O laboratório NoLab, do grupo português Quilaban, iniciou a realização de testes ao novo coronavírus na Guiné-Bissau, na sequência de um acordo assinado com o Alto Comissariado para a Covid-19, disse hoje a diretora-geral do laboratório.

07h16 - Israel homenageia presidente da Pfizer no dia da independência. Israel homenageou na quarta-feira o presidente executivo da Pfizer, durante as comemorações do Dia da Independência, agradecendo a parceria que ajudou o país a realizar uma das mais bem-sucedidas campanhas de vacinação do mundo contra a covid-19.

07h14 - Argentina amplia horário de toque de recolher obrigatório. O Presidente argentino ampliou o horário de recolher obrigatório anunciado uma semana antes e suspendeu uma série de atividades, incluindo as aulas presenciais, até 30 de abril, para evitar a saturação de doentes com covid-19 nos hospitais.

07h12 - Regina Duarte recebe segunda dose da vacina. Depois de ter recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19 há três semanas, Regina Duarte recebeu a segunda dose esta quarta-feira, 14 de abril. 

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Regina (@reginaduarte)

07h10 - Enquanto dormia:

  • Dados da China: A China detetou 10 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior, anunciaram as autoridades de saúde chinesas.
  • Dados do México: O México registou 518 mortos por covid-19 e 5.113 infetados nas últimas 24 horas, segundo as autoridades mexicanas.
  • Dados dos EUA: Os Estados Unidos registaram 859 mortes e 79.980 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

07h05 - Bom dia! Começa agora um novo acompanhamento sobre a situação da Covid-19. Pode recordar as acontecimentos anteriores aqui.

Leia Também: Portugal regista mais oito mortes e 684 novos casos de Covid-19

Recomendados para si

;
Campo obrigatório