Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Terceira fase do desconfinamento avança. Eis o que vai reabrir dia 19

O primeiro-ministro anunciou esta quinta-feira, no final da reunião do Conselho de Ministros, a forma como vai avançar o plano de desconfinamento no âmbito da Covid-19. A partir da próxima segunda-feira há (mais) reaberturas permitidas e mais estudantes vão retomar as aulas presenciais.

Terceira fase do desconfinamento avança. Eis o que vai reabrir dia 19
Notícias ao Minuto

18:48 - 15/04/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Na próxima segunda-feira, dia 19 de abril, Portugal entra oficialmente na terceira fase do plano de desconfinamento apresentado pelo Executivo. Depois do regresso dos mais jovens à escola e da reabertura (limitada a quarto pessoas) das esplanadas, por exemplo, chegou agora a vez de dar mais um passo rumo à 'normalidade'. 

Assim, como anunciado esta quinta-feira por António Costa - e tal como anteriormente foi definido pelo Governo - no início da próxima semana, estudantes do Ensino Secundário e Superior retomam as aulas presenciais, reabrirão as lojas de centros comerciais, assim como cinemas, teatros e salas de espetáculo. 

Também as Lojas do Cidadão vão poder retomar o atendimento presencial, por marcação, sublinhe-se, e restaurantes, cafés e pastelarias voltarão a ter serviço de mesa no interior, embora limitados a quatro pessoas (e a seis nas esplanadas). Estes poderão estar abertos até às 22h durante a semana e até às  13h ao fim de semana e feriados.

De referir, porém, que 11 concelhos não vão avançar para esta fase, quatro concelhos, aliás, vão mesmo recuar.

Outra novidade dada esta quinta-feira pelo primeiro-ministro foi a de que adeptos nos estádios não acontecerá "antes da próxima época".

Eis o que abre (e muda) na próxima segunda-feira: 

Na quarta e última fase do desconfinamento - no dia 3 de maio - prevê-se que regressem todas as modalidades desportivas, os grandes eventos exteriores e eventos interiores com diminuição de lotação. Já os restaurantes, cafés e pastelarias poderão funcionar sem limite de horários (máx. 6 pessoas ou 10 em esplanadas).

[Notícia em atualização]

Acompanhe aqui a declaração de António Costa: 

Leia Também: Governo adota hoje medidas para terceira fase do desconfinamento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório