Meteorologia

  • 19 MAIO 2021
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 25º

Edição

Coágulos. Covid-19 causa risco 8 a 10 vezes mais alto do que a vacina

O estudo é da Universidade de Oxford, que desenvolveu a vacina contra a Covid-19 em parceria com a farmacêutica AstraZeneca. Esta vacina tem sido apontada como a origem de coágulos sanguíneos detetados em pessoas de vários países depois de estas terem sido vacinadas.

Coágulos. Covid-19 causa risco 8 a 10 vezes mais alto do que a vacina

De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, no Reino Unido, publicado esta quinta-feira, o risco de formação de coágulos sanguíneos depois de uma infeção pelo vírus SARS-CoV-2, responsável pela Covid-19, é entre oito a dez vezes maior do que depois de se receber a vacina. A acrescentar, o risco é 100 vezes maior após a infeção, quando comparado com uma situação normal.

“Chegamos a duas conclusões importantes. Em primeiro lugar, a Covid-19 aumenta significativamente o risco de TVC [trombose venosa cerebral], acrescentando à lista de problemas de coagulação do sangue que esta infeção causa. Em segundo lugar, o risco de Covid-19 é maior do que vemos com as vacinas atuais, mesmo para pessoas com menos de 30 anos; algo que deve ser tido em consideração ao considerar o equilíbrio entre riscos e benefícios da vacinação”, disse Paul Harrison, professor de psiquiatria e chefe do grupo de neurobiologia translacional da Universidade de Oxford.

Para chegar a estas conclusões, foram considerados 513.284 doentes Covid e 489.871 pessoas vacinadas com a Pfizer ou Moderna. Os dados da AstraZeneca foram disponibilizados pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA). Foram confirmados 39 casos de trombose venosa cerebral por cada milhão de doentes Covid. De acordo com o estudo, foram registados quatro casos por cada milhão de pessoas com a vacina da Pfizer e da Moderna e cinco casos em cada milhão com a vacina da AstraZeneca. 

Isto significa que o risco de TVC é dez vezes maior com uma infeção do que com uma dose da vacina Pfizer ou Moderna e 8 vezes maior do que após uma injeção da AstraZeneca.

Leia Também: Primeiras doses da vacina J&J chegaram a Portugal. Vão ficar armazenadas

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório