Morreu a pequena Matilde, criança que partilhou a sua história de luta contra um tumor raro, nas redes sociais. As cerimónias fúnebres acontecem esta quinta-feira, em Santarém.
A menina conquistou a simpatia de muitos através das redes sociais quando em setembro do ano passado partilhou o diagnóstico de um tumor maligno.
"Olá a todos, eu sou a Matilde e tenho 21 meses. A minha vida mudou muito recentemente, quando descobri que tenho um tumor maligno e raro chamado Sarcoma de Ewing", escrevia a mãe da menina, revelando que a criança já tinha começado os tratamentos de quimioterapia em abril desse ano, naquilo que estava a ser "uma viagem difícil, com muitos internamentos, febres e res e infeções".
A família de Matilde partilhava a sua história na esperança de poder encontrar especialistas que a ajudassem na luta contra a doença, momento onde juntou milhares de seguidores.
Menos de um ano depois, contudo, a pequena Matilde perdeu a sua batalha.
Em junho, a família partilhou que o cancro tinha regressado e "espalhou-se para o cérebro" não havendo nenhum tratamento para impedir o pior cenário.
"A Matilde está agora a ser tratada com todo o amor e conforto, em casa, rodeada por quem a ama. Entrou numa fase em que o mais importante é garantir que esteja tranquila, sem dor, e sentir-se profundamente segura e acarinhada", podia ler-se.
Esta quinta-feira, e recorrendo à mesma plataforma de divulgação, a família anunciou que "Matilde partiu, nos braços dos pais, rodeada de amor, colo e paz".
"A luta foi corajosa, cheia de luz, sorrisos e esperança. Tocou vidas, uniu corações e ensinou-nos o que significa amar sem limites", partilha a família, agradecendo o apoio de todos os que seguiram a história da menina.
As cerimónias fúnebres de Matilde realizam-se esta quinta-feira, pelas 10h, na Capela do Cemitério de Santarém, pedindo os pais que todos os que queiram comparecer que se vistam de branco em homenagem à sua menina.
Leia Também: Sara Norte lembra a mãe que morreu. "Um dia vais ter orgulho em mim"