Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Governo dos EUA anuncia investimentos contra racismo em várias áreas

O governo dos EUA anunciou hoje a intenção de promover investimentos para acabar com as disparidades raciais em diversos âmbitos, como laboral, habitação, educação ou alterações climáticas.

Governo dos EUA anuncia investimentos contra racismo em várias áreas
Notícias ao Minuto

06:36 - 02/04/21 por Lusa

Mundo Estados Unidos

"Sabemos que durante gerações as disparidades na nossa economia e na nossa sociedade tornaram mais difícil para as comunidades de cor ter uma parte justa do sonho americano", disse a diretora do serviço da Casa Branca para os Assuntos Intergovernamentais, Julie Rodríguez, durante uma conferência com jornalistas.

"Já é hora de que se façam os investimentos esperados há muito para enfrentar o racismo sistémico e reconstruir a nossa economia e a nossa rede de segurança social para que todas as pessoas nos EUA possam desenvolver o seu potencial", indicou.

Esta iniciativa está no designado Plano de Emprego, apresentado na quarta-feira por Joe Biden, com investimentos em infraestruturas e para a criação de postos de trabalho, que ainda precisa da aprovação do Congresso, que inclui fundos para atacar as desigualdades em várias áreas.

Segundo um comunicado da Casa Branca, o plano inclui cem mil milhões de dólares para programas de desenvolvimento de mão-de-obra que tem como objetivo capacitar os estudantes de minorias étnicas para os empregos com maior procura.

O plano pretende igualmente reduzir a distância digital, uma vez que as famílias negras e latinas têm menor acesso á banda larga do que as brancas.

Outro ponto mencionado por Rodríguez foram as infraestruturas: "Sabemos que as pessoas de cor têm duas vezes mais probabilidades do que as brancas de depender do transporte público".

Por isso, "o plano contempla a construção de infraestruturas de transporte e sistemas públicos mais equitativos", acrescentou.

Neste sentido, está previsto investir 15 mil milhões de dólares em um programa que pretende criar ligações entre bairros historicamente com más ligações.

Outra componente da iniciativa é a de acabar com as desigualdades em matéria de alterações climáticas.

Sobre este assunto, uma dirigente do Conselho de Política Doméstica para a Igualdade e a Justiça Racial, Catherine Lhamon, apontou, na mesma ocasião, que o governo tenciona destinar fundos para a proteção das minorias dos efeitos da crise climática.

"É três vezes mais provável que as pessoas de cor negra morram por causa da asma do que as de cor branca. Um em cada três latinos, dos 23 milhões de residem nos EUA, vivem em condados onde o ar está abaixo dos padrões de saúde pública da EPA (sigla em Inglês da Agência dos EUA para a Proteção do Ambiente) sobre o 'smog'", disse.

O projeto também inclui uma linha de cinco mil milhões de dólares, para aplicar ao longo de oito anos, em programas de redução da violência com armas de fogo, 213 mil milhões para facilitar o acesso a habitação e 100 mil milhões para construir e modernizar escolas públicas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório